Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada - Creme de abóbora com casca de laranja picada (as cascas das laranjas do sumo) e folhas de hortelã
Bebida - sumo de laranja natural ( com laranja do Algarve)
Prato principal - peitos de frango grelhados com arroz de talos (de brócolos) acompanhados de salada algarvia ( tomate, cebola, pepino, sal, azeite e vinagre, oregãos)
Sobremesa - espetadas com várias frutas da época e regionais - meloa, melancia, morangos,...

Memória descritiva:
As turmas foram organizadas por grupos e cada grupo elaborou trabalhos de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época (primavera/verão) e da região. Estas incluíam ainda o valor nutritivo e preço de cada produto. Recorreram aos sites sugeridos.
As ementas foram elaboradas em grupo, tendo em conta as pesquisas efetuadas e critérios sugeridos.
As varias ementas foram apreciadas, por sua vez, em grupo turma e posteriormente selecionada a ementa destinada a representar a escola.
A escolha dos alimentos da refeição escolhida teve em conta vários fatores, tais como:
- abóbora e hortelã na sopa por serem produzidos na horta bio da nossa escola
- laranja utilizada simultâneamente no sumo e casca na sopa, os oregãos na salada e a meloa usada na sobremesa, por serem produtos da região /locais
- os talos dos bróculos usados no arroz do prato principal e a casca da laranja , em prol do combate ao desperdício alimentar,
- o peito de frango, no prato principal, por ser uma carne branca, sem pele, com teores de gordura saturada e colesterol reduzidos.
Os alunos tiveram também em conta a origem e o custo dos alimentos usados na confeção da ementa, bem como o seu valor energético e, finalmente, uma ementa que fosse apetecível e exequível de ser confecionada na cantina da escola.
Foram envolvidas três turmas do 6º ano e respetivos professores de C.N. e Ed. Cívica, quatro, e a professora coordenadora do Eco-escolas. Alguns Encarregados de Educação colaboraram na elaboração das ementas.
Salienta-se ainda que por questões logísticas e falta de tempo, não foi ainda possível confecionar na cantina da escola, a eco-ementa selecionada.

Registo fotográfico:

Informação extra: