Trabalhos 2017

Escola EBI/JI José Carlos da Maia (Olhão)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
O inquérito sobre a frequência da ingestão de bebidas, construído por um grupo de alunos com a orientação da professora, foi passado a uma amostra de alunos da escola.
Os resultados demonstram que a maioria dos alunos bebe água pelo menos uma vez por dia, no entanto, 17,2 % dos alunos diz nem sempre beber água todos os dias. A água é de longe a bebida consumida maior número de vezes ao dia.
Depois da água, são os sumos com gás, as bebidas mais consumidas semanalmente, sendo que 13,5% bebem néctares todos os dias e cerca de 10% dos alunos bebem colas todos os dias.
A partir dos rótulos das bebidas selecionadas para integrarem o Painel, foi calculada a quantidade de açúcar em cada uma das bebidas e dividida essa quantidade pelas gramas de açúcar presentes num pacotinho de açúcar. Assim, se calculou para cada bebida o número de pacotes de açúcar ingerido, quando se bebe cada uma dessas bebidas. A partir dos rótulos calcularam-se também as calorias fornecidas por cada bebida. Foi também consultada a tabela de composição dos alimentos publicada no site do Instituto Ricardo Jorge.
Dessas bebidas podemos referir:
- Ice Tea, compal, iogurtes líquidos, pacotes de leite com chocolate, sumol, Coca cola, Seven up e Red bull, chá e água.
O cálculo do valor do açucar e as kcal contido em cada embalagem:
- Ice Tea (15g - 63kcal); compal (19g - 90kcal); iogurte (21,9g - 149kcal); pacote de leite com chocolate (23g - 144kcal); sumol (24g - 99kcal); coca cola (35g - 139kcal); seven up (36,3g - 145kcal); Red bull ( 39g - 163,3kcal) e a água e o chá (0 g - 0kcal).

Características do painel:
Dimensões do Painel : 150cm X 90cm
Materiais utilizados:
-Placa de polipropeno alveolar
-embalagens de bebidas
-plástico autocolante
-papel que depois de impresso foi plastificado para fazer as etiquetas
-saquetas de plástico
-açúcar
-cartolinas
-cola quente
O Painel está afixado em local de destaque, numa das paredes do bar da escola, junto ao balcão.

Anexos:

Registo fotográfico: