Trabalhos 2017

Escola EB1/JI de Gala (Figueira da Foz)

Atividade:  D - eco-lancheiras (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Opções das lancheiras:
Os conteúdos das lancheiras foram elaborados atendendo às características nutricionais dos alimentos e atendendo alimentares.do à época do ano, embora possam ser ajustáveis atendendo a algumas restrições ou intolerâncias alimentares.
Ver anexo onde consta uma grelha semanal com propostas de lanches saudáveis.

Materiais utilizados na construção do recipiente da lancheira:
Apresentamos algumas sugestões de lancheiras viáveis de serem elaboradas, com alguma rapidez, pelos Enc. de Educação sem que para isso tenham que despender grandes gastos económicos ou de tempo. Recorremos à reciclagem de napperons em desuso e elaboramos um saquinho para o pão e outro onde colocar o restante lanche.
Aproveitando sacos de sobra de embalagens de amostras de livros ou outros materiais didáticos, adaptando-os e embelezando-os com imagens temáticas, construímos outro exemplar de lancheira com slogan bastante sugestivo e motivador.
Com um garrafão de plástico apresentamos outra sugestão, bastante interessante servindo como alternativa para quando a lancheirinha de pano estiver suja. Esta leva uma aplicação decorativa em croché usando os desperdícios como linha e através de um rendado simples transformamos o fundo de um garrafão usado como base num belo saco onde poderemos colocar o lanche para um dia escolar com a particularidade de o podermos trazer às costas.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Alguns dos materiais foram-nos oferecidos pelos Encarregados de Educação e alguns deles estão a organizar-se para em conjunto colocarem em prática estas ideias.
Atendendo ao meio envolvente onde estamos inseridos predominar o desemprego e muitas famílias carenciadas subsistindo com o rendimento de reinserção, acreditamos que estas ideias irão encontrar grandes adeptos.

Opções das lancheiras:

Registo fotográfico: