Trabalhos 2017

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  D - eco-lancheiras (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Opções das lancheiras:
5 EMENTAS DE OUTONO / INVERNO
Lanche1 – segunda-feira
• 1 pacotinho de leite meio gordo
• 2 tostas com doce
• 5 castanhas assadas
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Lanche 2 – terça-feira
• 2 panquecas de banana
• 1 iogurte líquido magro com aroma
• 1 maçã
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Lanche 3 – quarta-feira
• 2 fatias de pão escuro com marmelada
• 1 pacotinho leite simples
• 1 pera
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Lanche 4 – quinta-feira
• 3 bolachas de milho
• 1 pacotinho de sumo
• 6 tiras de cenoura
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Lanche 5 – sexta-feira
• pão de sementes com fiambre
• 1 iogurte de aroma
• 2 kiwis
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5 EMENTAS DE PRIMAVERA / VERÃO
Lanche1 – segunda-feira
• 1 barrita de aveia com frutos secos e mel
• 1 iogurte líquido
• 6 cerejas
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Lanche 2 – terça-feira
• 2 panquecas de banana e aveia
• 1 pacotinho de sumo
• 1 pêssego
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Lanche 3 – quarta-feira
• 3 bolachinhas de aveia
• 1 pacotinho de leite simples
• 6 quadradinhos de melancia
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Lanche 4 – quinta-feira
• 2 fatias de pão escuro com manteiga de amendoim
• 1 iogurte de aroma
• 6 tomates cherry
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Lanche 5 – sexta-feira
• 1 pão com uma folha de alface, queijo e fiambre
• 1 pacotinho de leite simples
• 1 pêssego

Materiais utilizados na construção do recipiente da lancheira:
Foram utilizados na construção da Eco-Lancheira, os seguintes materiais:
• Cartão reciclado
• 3 embalagens de Tetra-Pak (interior da embalagem)
• Serapilheira
• Restos de tecido (construção dos frutos que ornamentam a lancheira)
• Cola

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
O tema «Alimentação saudável e sustentável» foi abordado ao longo do ano quer com os alunos, quer com os pais em reuniões específicas realizadas para o efeito (na abertura do ano letivo, no final do 1º período e final do 2º período).
Conjuntamente com a equipa da Saúde escolar, foram abordadas várias temáticas, destacando-se:
• O conteúdo dos lanches dos alunos
• O consumo de sal e suas consequências
• O consumo de açúcar e os malefícios para a saúde
• A obesidade
Depois da primeira ação, uma grande maioria de pais e encarregados de educação dos 143 alunos da escola, aderiram ao fornecimento de lanches da manhã e da tarde por parte da escola/autarquia – 85 alunos, representando cerca de 59%.
No refeitório, dirigido por um Engº alimental, foi seguido um processo rigoroso de elaboração de ementas saudáveis com recurso a alimentos mais saudáveis, evitando-se o consumo de gorduras, fritos e sal em excesso.
Implementou-se a obrigatoriedade do consumo de sopa e de fruta.
O passo seguinte foi o trabalho de elaboração das ementas para o projeto, trabalho que foi elaborado pelos alunos em colaboração com os pais. Cada aluno trouxe uma proposta para primavera/verão e outono/inverno. As propostas foram analisadas e escolhidas 5 de cada uma delas que se apresentam aqui.

Opções das lancheiras:

Registo fotográfico: