Trabalhos 2017

Escola EB1/JI de Coja (Arganil)

Atividade:  B - brigada da cantina

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina tem contribuído para a melhoria dos comportamentos dentro do refeitório. Os resultados obtidos até este momento foram de importância primordial na obtenção de diferentes formas de agir e de pensar dos alunos.
Ser membro da Brigada da Cantina permitiu-lhes trabalhar em grande grupo, respeitar-se mutuamente, agir de forma menos impulsiva e mais orientada, responsabilizá-los, levá-los a esperar a obtenção de comportamentos mais adequados no espaço da cantina. Também os tem levado a duvidar de ideias pré concebidas (como serem servidos pelas funcionárias) e a perceber a importância de determinados procedimentos que tinham até então no espaço dedicado as refeições. Os alunos passaram a ser mais responsáveis e ajudarem os colegas e chamando-os à atenção para o desperdício alimentar bem como da importância de comerem as refeições completas (sopa, 2º prato e fruta).
Permitiu ainda que os alunos pudessem adquirir conhecimentos que fazem parte das suas programações através da utilização dos mesmos de uma forma prática e concreta.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos participam com muito gosto na monitorização da cantina e dos recreios, sentem um prazer imenso vestir o colete reflector. Diariamente existem quatro alunos (um de cada ano de escolaridade) responsáveis pela monitorização da cantina e dos recreios, sendo escalonados pela lista nominal de cada sala. Sempre que falta algum colega é substituído pelo seguinte da lista, contudo são eles próprios que pedem para substituir os colegas que almoçam em casa e os que faltam por algum motivo.

Divulgação à comunidade educativa:
A Brigada da Cantina foi apresentada no dia do hastear da bandeira perante toda a comunidade.
Por outro lado, são diariamente os alunos que relatam em casa a sua experiência enquanto membros da Brigada.

Anexos: