Trabalhos 2017

Escola EB1/JI de Coja (Arganil)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
As atividades desenvolveram-se em diferentes fases e graus de complexidade de acordo com os anos de escolaridade. O inquérito elaborado foi passado a todos os alunos da escola do 1º ciclo. Posteriormente foi realizado o tratamento estatístico verificando-se quais os alimentos mais consumidos nas refeições diárias dos alunos. Em seguida foram comparados os alimentos naturais e os alimentos processados.
Na área de matemática os alunos do 4º ano puderam analisara as embalagens dos alimentos e calcularem os valores de gordura e açúcar presentes nos alimentos mais consumidos pelos alunos. Depois os alunos experimentar as pesagens do açúcar que acondicionado em pequenos sacos e a gordura que se representou em barras de plasticina.

Características do painel:
O painel tem como base uma tela de 120 cm x 80 cm (tamanho adequado a parede da entrada da cantina). Os alunos procederam à recolha (em revistas e folhetos publicitários) de imagens dos alimentos que costumam usar diariamente. Posteriormente os alunos fizeram a sua selecção das imagens dos alimentos de acordo com os mais e menos saudáveis. Outro grupo de alunos pintou a base da tela com uma cor eleita pelos alunos. Em seguida procuraram realizar a melhor composição gráfica do painel, sendo eleita a composição de dois semi-círculos para cada refeição com cores verde e vermelho. Os alunos com os semi-círculos procuraram dar a ideia de uma roda dos alimentos na qual sobressai uma leitura rápida do painel pelas cores verde e vermelha. Seguidamente os alunos colaram com a ajuda do professor as imagens com cola quente. na parte inferior de cada refeição foi colocada a legenda com os sacos com as quantidades de açúcar consumidos ao longo das refeições e a barra de plasticina representativa da quantidade de gorduras. O painel foi afixado na parede junto da porta de entrada da cantina.

Registo fotográfico: