Trabalhos 2017

Escola EB 2,3/S Josefa de Óbidos (Óbidos)

Atividade:  B - brigada da cantina (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da cantina é composta por 15 alunos e foram trabalhados vários temas como: Desperdício Alimentar; Verificação de que alimentos são feitas as sopas e os restantes pratos servidos na cantina escolar; Verificação de hábitos de compostagem; Verificação de quantos alunos comem na cantina e quantos comem no bar e fora da escola; Verificação da separação de resíduos e verificação do que é feito com os restos e sobras de comida.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Quando expostos à possibilidade de participarem no desafio da “Brigada da Cantina” mais de 80% dos alunos da turma aceitaram e ao serem questionados sobre o interesse na participação foi percebido que o facto de entrarem na cozinha da cantina escolar mostrou-se algo interessante para eles.
Iniciámos o projeto com visitas à cozinha da cantina escolar no período da manhã, entre as 10h e as 10:40h, com o principal objetivo de verem o que realmente acontece aos alimentos, desde a confeção da sopa, ao tempero da carne, e mesmo até ao desfiar dos peixes. O desafio começava então das 13:30h até às 14h, onde estes dividiam-se em 3 grupos. O primeiro grupo estava presente na copa onde observava o desperdício alimentar; o segundo grupo estava presente no refeitório questionando os colegas sobre a não ingestão da sopa ou mesmo do prato principal; e finalmente o terceiro grupo que se encontrava no bar escolar e se apercebia do que os alunos ingeriam no bar há hora do almoço.
Este desafio ocorreu ao longo de 3 semanas, sendo muito sensibilizante para ao alunos. Foi percebido pelos alunos que a comida é confecionada de raiz na escola pois estes pensavam que vinha pré-feita e que apenas era reaquecida, ou mesmo que os legumes vinham congelados e não eram usados na sua forma fresca. Compreenderam também que os alunos deixam muita comida no prato, principalmente nos dias de peixe existe cerca de 30% de desperdício acrescido aos dias de carne. No bar escolar os alunos optam por ingerir pastas de atum, cachorros, panados, entre outros alimentos muito calóricos, sempre acompanhados com uma bebida principal: O SUMO.

Divulgação à comunidade educativa:
A Comunidade Educativa foi - se apercebendo da presença desta Brigada pois o grupo de alunos era grande, estava devidamente identificado e atuava por toda a área de refeições. Devido à presença e à insistência dos alunos rapidamente todos os elementos da Comunidade Educativa perceberam qual o trabalho que estava a ser desenvolvido.

Anexos: