Trabalhos 2017

Externato Padre António Vieira (Oeiras)

Atividade:  D - eco-lancheiras (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Opções das lancheiras:
Este projeto, integrado no programa Eco-escolas, intitula-se “Eco-lancheira na mão e saúde no coração”. Para a definição dos objetivos inspirámo-nos no PNPAS (Programa Nacional para a Alimentação Saudável). Deste modo, propusemo-nos a despertar o interesse pelo tema, compreender as preocupações e motivações dos pais quando preparam o lanche dos filhos e desenvolver estratégias parar apoiar/motivar pais e alunos para mudança de alguns hábitos alimentares.
Sendo este um projeto para crianças em idade pré-escolar, desenvolvemos ainda um sistema de lancheira com cartões, semelhante a um jogo de imagens, em que é possível escolher várias combinações de alimentos (baseadas nas propostas das famílias) com um produto de cada grupo alimentar para os lanches semanais. Deste modo acreditamos, ser possível envolver as crianças neste jogo divertido, sendo o resultado final, uma maior adequação nutricional na composição das lancheiras.
---------------
Lanches outono/inverno
1: leite branco, cereais integrais, banana
2: iogurte líquido, fatia de bolo integral, pera
3: queijinho flamengo, pão de mistura com fiambre de peru, maçã, sumo 100%
4: iogurte de aroma, kiwi, wrap misto com alface
5: rolinhos de queijo e fiambre de aves, cenouras baby, bolachas de água e sal, polpa de fruta
---------------
Lanches de primavera/verão
1: iogurte natural, cerejas, grissinis
2: pão de sementes com queijo fresco e alface, morangos, sumo 100%
3: leite vegetal de amêndoas, manga, bolachas de arroz
4: iogurte líquido com cereais integrais tipo muesli, uvas
5: pão integral com doce caseiro, bolinhas de mozarela e tomates cereja, sumo 100%
-----
Com a realização deste projeto esperamos contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças. A participação foi muito positiva, as famílias demonstraram interesse e colaboraram na sua implementação e orgulhamo-nos de constatar que já se verificam algumas alterações nos lanches enviados pelos encarregados de educação.

Materiais utilizados na construção do recipiente da lancheira:
Dando corpo a toda a informação recolhida e partilhada com os alunos, as educadoras responsáveis pelo projeto desenvolveram, com a participação de ambos os grupos, uma Eco-lancheira. Esta foi construída apenas a partir de materiais reutilizáveis (embalagem de esferovite, tampas de iogurte e um velho para-sol dobrável de alumínio).

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Numa primeira fase organizámos um questionário para conhecer melhor as convicções dos pais face ao tema, questionário este que que serviu de base à implementação do projeto. O questionário, composto por 4 perguntas, foi enviado, em meados de março para todos os encarregados de educação de duas salas de pré-escolar, num total de 32 alunos.
Na segunda fase, no início de abril, iniciámos o trabalho em sala: abordámos com os alunos a importância da alimentação saudável (com recurso a histórias e outras atividades) e construímos uma lancheira de cartolina (uma proposta de atividade a ser realizada em casa). Esta proposta consistiu na seleção de “alimentos saudáveis”, de revistas e de folhetos de supermercado, e colagem no interior da lancheira. Esta atividade envolveu pais e filhos, tendo sido realizada no início de maio.

Opções das lancheiras:

Registo fotográfico: