Trabalhos 2017

EBI de Água de Pau (Lagoa (Açores))

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Sendo a turma constituída por apenas 5 alunos (neste 3.º período, houve um discente que faltou durante cerca de 5 semanas, não tendo dado o seu contributo na seleção dos alimentos), foi relativamente fácil proceder ao apuramento dos 4 tipos de alimentos consumidos preferencialmente.
 O cálculo dos valores da gordura e açúcar nas embalagens de alimentos industrializados (bolachas Belgas, bolachas Wafers com sabor a baunilha, batata frita com sabor a presunto, napolitana com recheio de cacau) foi baseado a partir da declaração nutricional constante em cada rótulo (referente a 100 g) e aplicando a regra dos três simples de forma obter os valores referentes a cada porção indicada no «Painel dos Alimentos».
Quanto aos produtos alimentares caseiros, calculou-se individualmente cada ingrediente (por porção de 100 g) recorrendo, mais uma vez, ao rótulo alimentar e aplicando, posteriormente,  a regra dos 3 simples para descobrir a composição nutricional do alimento (bolachas de aveia, barras de aveia, muffins de maçã)  ao nível dos lípidos e hidratos de carbono dos quais açúcar nas proporções indicadas nas receitas. Seguidamente, adicionou-se as quantidades de gordura e açúcar presente nos alimentos da receita  e obteve-se os valores referenciados no «Painel da Alimentação».
Recorreu-se igualmente ao site « http://portfir.insa.pt » nomeadamente para saber a composição nutricional da batata doce tendo-se escolhido como receita alternativa e saudável «chips de batata doce». É de salientar que, estando na Região Autónoma dos Açores, a batata doce encontra-se muito facilmente, dado ser um produto regional!

Características do painel:
O «Painel da Alimentação» foi elaborado a partir de alguns materiais reaproveitados como foi o caso das tampas de garrafas armazenadas ao longo do ano letivo. O cartão de grandes dimensões (1,72m x1,18m) ganhou igualmente nova utilidade.
Escolheu-se estrategicamente um local onde visualmente seria impossível não dar pela presença do painel. 
Dado as suas dimensões, não passa despercebido!
As cores dos cartazes foram escolhidas tendo em conta o «semáforo nutricional dos rótulos alimentares», ou seja, os alimentos que apresentam um teor elevado de açúcares e lípidos estão colados na cartolina vermelha.
Em contrapartida, os alimentos caseiros que constam no painel são compostos por pouco açúcar e gordura e, por esse motivo, estão na cartolina verde.

Registo fotográfico: