Trabalhos 2017

Escola Básica Louro Artur (Almada)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Uma vida saudável é o maior desejo de todos nós. Ser saudável é muito mais do que não estar doente. Ser saudável é sentirmo-nos felizes, enérgicos e saudáveis. Os benefícios são imediatos e a longo prazo. A vida é fruto das nossas atitudes e comportamentos. Nós somos, por isso, o resultado das nossas escolhas de vida. Para uma vida saudável devemos ter em atenção dois fatores muito importantes: a alimentação e o exercício físico que vão fazer muito pela nossa saúde e bem-estar. Para uma alimentação saudável deve-se seguir a roda dos alimentos ou a pirâmide alimentar. A alimentação deve ser variada e equilibrada É neste contexto que devemos educar os nossos alunos. A escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável. Promover a saúde dos alunos através da Educação para a Saúde, especificamente em matéria de Alimentação Saudável é um dos objetivos a ter em conta durante a atividade pedagógica.
No 1º Ciclo, a alimentação é abordada ao longo do ciclo na disciplina de estudo do meio. Aos alunos transmitem-se conhecimentos como as normas de higiene alimentar, importância de uma alimentação variada, lavagem correta dos alimentos consumidos em cru, desvantagem do consumo excessivo de doces e refrigerantes; identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável ou a verificação do prazo de validade dos alimentos.
Uma das formas de ensinar os alunos a optar pelos alimentos corretos é ensinar a consultar o valor nutricional dos alimentos. Foi neste contexto que escolhemos realizar este trabalho.
Este trabalho surge no âmbito do Projeto Eco Escolas, foi realizado por uma turma de segundo ano com 26 alunos, da escola básica Louro Artur pertencente ao Agrupamento de escolas Carlos Gargaté. Os alunos mostraram sempre muito empenho e interesse na realização do trabalho.
Como objeto de estudo escolhemos estudar a quantidade de açúcar e gordura dos seguintes alimentos, pão de forma, pão caseiro, bolachas, bolo caseiro, Fruta desidratada, maçã, ice tea, chá caseiro, bongo e sumo natural. Ao analisar os rótulos os alunos puderam concluir que relativamente ao pão devem escolher o pão caseiro porque é o que apresenta menor quantidade de gordura e açúcar. Para o lanche também podem escolher uma fatia de bolo caseiro, pois é o que apresenta menor quantidade de açúcar e gordura sendo o mais saudável perante a opção do pão de forma ou das bolachas. Relativamente às bebidas escolhidas concluíram que das quatro bebidas estudadas a bebida mais saudável será a do chá caseiro. O valor da gordura e do açúcar é muito pouco significativo. A segunda bebida com valores mais baixos de gordura e açúcar é o ICE TEA. O Sumo natural apesar de apresentar valores mas altos de açúcar também é uma boa opção. Explicou-se aos alunos que o Bongo e o Ice Tea apresentam corantes e conservantes e que o açúcar do sumo natural será da fruta e por isso o sumo natural também é uma opção saudável. Relativamente à fruta, concluíram que a opção correta será sempre a peça de fruta uma vez que a fruta desidratada possui uma quantidade significativa de açúcar e como tal não substitui a peça de fruta fresca e natural.

Características do painel:
O nosso painel tem aproximadamente 1,80 metros por 1,20 metros. Os nossos alunos viram vários painéis de anos anteriores, alguns deles bastante elaborados. No entanto, preferiram construir o nosso painel praticamente sozinhos...desenharam, pintaram, recortaram, pesquisaram e escreveram no computador tudo aquilo que era necessário. É um trabalho simples mas gostámos muito do resultado final. Para este trabalho utilizámos papel cenário, canetas de feltro, folhas brancas e de cores e cola. Inicialmente o painel era para ser colocado na entrada da nossa Escola. No entanto, os nossos alunos pediram para que o mesmo fosse colocado no refeitório para que todos os outros alunos pudessem ver o trabalho realizado enquanto almoçam. E assim foi. O painel fixou afixado no refeitório.

Registo fotográfico: