Trabalhos 2017

Colégio D. Duarte (Porto)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
 Bebida: Sumo natural de laranja e cenoura (250 ml)
 Sopa: Supercaldo de verduras
 Prato principal: Salmão gratinado em cama de espinafres e batata acompanhado por Salada Cores de Maio
 Sobremesa: Salada de fruta colorida

Memória descritiva:
A ementa enviada constitui o resultado do trabalho dos alunos do 9º ano do Colégio D. Duarte após ter sido abordado o tema da alimentação e terem pesquisado informações sobre a alimentação saudável e sustentável. Sendo de salientar que estes alunos irão apresentar os seus trabalhos à comunidade e desenvolver outros trabalhos de informação com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância da alimentação saudável e sustentável.
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Este ano, voltamos a desenvolver a eco-ementa no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do Colégio D. Duarte. Começamos esta elaboração em aula, aquando da abordagem da temática “Organismo Humano em ação” , associado ao sub-tema “Alimentação Saudável no Equilíbrio do Organismo Humano”. Neste contexto, foi salientado aos alunos a importância de uma alimentação, saudável, sustentável e nutricionalmente equilibrada, com o auxílio de suportes relacionados com esta temática. Abordamos também, e com a visualização de vários documentos, entre os quais os fornecidos pelo Eco-eEscolas, a importância dos métodos de produção dos diferentes alimentos bem como o método de cálculo do valor nutricional de cada elemento que pode compor uma ementa. Após terem sido abordados estes conteúdos, foi proposto aos alunos que, em casa, em colaboração com os Encarregados de Educação e outros familiares elaborassem uma ementa segundo os critérios apresentados pelo projeto “Eco-ementas”. Por conseguinte, incentivamos o envolvimento concreto das famílias neste mesmo projeto. Após esta elaboração, em grupo e na sala de aula analisamos e debatemos as diferentes ementas. Esta análise, teve por base os critérios anteriormente abordados permitindo aos alunos verificarem a diversidade de ingredientes que podem ser usados bem como muitos erros que, por vezes são cometidos na elaboração de ementas. Depois, procedeu-se à seleção de algumas ementas que melhor cumpriam os critério exigidos no concurso, e que cumprissem melhor os conceitos de uma alimentação saudável e sutentável. Destas ementas, selecionaram-se partes para que no todo, fosse produzida uma eco-ementa mais completa e pudessemos valorizar o trabalho de todos aqueles que mais se esforçaram para este trabalho.
Desta forma, a nossa eco-ementa foi pelos alunos, em colaboração com os familiares, mas também do esforço conjunto do grupo turma.
É de salientar que, neste ementa foi tido em conta o valor/equilíbrio nutricional e económico da mesma. Os valores de referência para cada prato/ ementa estão assinalados no decorrer da listagem. Os alunos tiveram ainda como objetivo estimular a utilização de alimentos saudáveis, de baixo valor económico e de rápida produção para desta forma não colocar em causa a sustentabilidade das espécies utilizadas. A maioria dos produtos utilizados são produtos de época o que diminui o processamento dos ingredientes utilizados. É também de salientar que alguns deles são obtidos da nossa horta pedagógica e vertical. Em termos energéticos foi tido em conta que, ao longo da confeção é possível substituir a maioria dos componentes elétricos por trabalho manual e o calor poderia ter origem na Biomassa (fonte renovável) recorrendo a fornos e fogões a lenha. Por último é de referir que docente, alunos, Encarregados de Educação e familiares foram envolvidos neste projeto.

Registo fotográfico:

Informação extra: