Trabalhos 2017

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  B - brigada da cantina

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
No Colégio não se verifica a problemática do desperdício alimentar. Neste sentido, os alunos durante os intervalos desenvolveram ações relacionadas com a higiene pessoal, (verificação se todos os alunos lavam as mãos antes de comer) e reciclagem (verificação e controle da separação do lixo). Para além disso, os alunos promoveram uma ação de sensibilização relativamente ao barulho durante o almoço, a organização dos tabuleiros e realizaram ainda uma visita à cozinha, de forma a perceber se todas as etapas de preparação, confeção e distribuição das refeições, e se estas eram realizadas conforme as Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar.
Antes da visita às instalações da cozinha e do refeitório, os alunos tiveram uma ação de sensibilização com os professores, de forma a ficarem familiarizados com alguns conceitos relacionados com a temática.
Seguidamente, os alunos foram divididos em grupos e com o apoio da Nutricionista do Colégio, conheceram todos os procedimentos que são realizados, de forma a garantir a segurança dos alimentos.
Nesta visita foram abordados e analisados os seguintes parâmetros:
• Conceitos relacionados com o mundo dos micróbios;
• Conhecimento sobre o tipo de micróbios que são usados na produção de alimentos;
• Associação da perceção do frio e do quente às temperaturas do termómetro e relação das temperaturas com os micróbios;
• Compreensão acerca do modo como os micróbios podem contaminar os alimentos e o que podemos fazer para evitar essa contaminação;
• Compreensão sobre a ordem de compra dos alimentos, assim como manuseamento, armazenamento de alimentos, transmintindo conceitos básicos como o de prazo de validade e as condições de armazenamento.
• Transmissão de informação detalhada sobre como preparar, servir e comer os alimentos: higiene pessoal, reforçando a questão de lavarem corretamente as mãos, o que se deve fazer para evitar insetos e roedores na cozinha, e como deverão comer em casa e/ou na escola de uma forma segura.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
As brigadas da cantina foram compostas por alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade e foram organizadas por turma, ou seja, cada turma era responsável por fazer a vigilância e monitorização ao longo de um dos dias da semana. Em cada dia, o professor titular da turma correspondente, escolhia seis alunos para compor a brigada.
No dia da visita às instalações da cozinha, os alunos foram distribuídos em grupos de cinco elementos, para acompanhar a nutricionista. Após a visita às instalações, os alunos preencheram um quiz relacionado com o tema.
Para além do quiz realizaram, em sala de aula, uma atividade recorrendo a um género alimentar – iogurte. O objetivo desta atividade passou por mostrar de que modo o iogurte poderá ser contaminado quando é deixado à temperatura ambiente. Deste modo, podemos verificar se os alunos foram capazes de relacionar esta atividade com os conceitos transmitidos durante a visita às instalações da cozinha e do refeitório.

Divulgação à comunidade educativa:
Todas as atividades realizadas foram comunicadas aos encarregados de educação doa alunos, para que todos autorizassem a participação dos seus educandos e tivesse conhecimento da data, hora e local da realização das mesmas. Para que todos os alunos da brigada pudessem ser facilmente identificados, utilizavam coletes refletores e um crachá de identificação da “Brigada Verde”.

Anexos: