Trabalhos 2017

EBS de Arga e Lima (Viana do Castelo)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Processo:
O inquérito foi elaborado tendo por base questões sobre a alimentação preferida dos alunos, subordinado ao tema ”O meu lanche preferido”. Pretendeu-se apurar quais os alimentos preferidos dos nossos alunos relativamente aos lanches. Para o efeito foram efetuados inquéritos acerca das suas preferências alimentares.
Seguidamente, os alunos dos 3º e 4º anos fizeram pesquisas sobre o teor de gordura e açúcar contidos nos alimentos selecionados. Foram analisados os rótulos dos diferentes produtos quanto ao teor de gordura e de açúcar. Esta informação foi complementada com a Investigação de informação nutricional, nomeadamente a tabela de composição de alimentos do Instituto Dr. Ricardo Jorge. Após esta tarefa foram selecionados os seguintes alimentos:
• Pacote de batatas fritas (100 g) versus batatas fritas caseiras (10 palitos)
• Bolachas com chocolate versus bolacha maria/ biscoitos caseiros
• Croissant/Chocapic versus pão de trigo integral
• Sumo refrigerante versus sumo natural 100%
Tendo em consideração que o público-alvo são os alunos do 1º Ciclo, foi elaborada uma tabela com materiais recicláveis relativa à representação gráfica do teor de lípidos e de hidratos de carbono. Esta teve como objetivo tornar-se mais apelativa e passar melhor a mensagem pretendida.

Características do painel:
O cartaz tem a dimensão de 1,40m x 1m, com uma estrutura em madeira e revestido de tecido. Foram usados diferentes materiais reciclados, tais como cartão,jornais, corda, pacotes usados de diferentes alimentos, papel, tesoura, cola, plasticina...
A imagem de uma balança simboliza o peso que os alimentos têm na nossa alimentação: alimentos calóricos versus alimentos saudáveis. Pretende-se desta forma sensibilizar e alertar para a quantidade de gordura e o açúcar contidos nos alimentos processados, o que leva ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas.
O painel foi afixado junto do bar da escola, num local bem visível, onde passam diariamente alunos desde os três anos ao 12º ano, professores, pessoal auxiliar e outros.

Anexos:

Registo fotográfico: