Trabalhos 2017

EB1/JI de Vale do Côvo (Marco de Canaveses)

Atividade:  B - brigada da cantina (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A “Brigada da cantina” é um desafio que a Escola EB1 / JI de Vale do Côvo abraçou no âmbito do Projeto Eco-Ecolas com os objetivos primordiais de monitorizar atitudes que evitem o desperdício alimentar e analisar as questões do ruído na cantina e refeitório.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
A “Brigada da cantina” funciona diariamente no horário de almoço, havendo em cada turma dois alunos responsáveis pela monitorização e preenchimento das respetivas grelhas de registo.
Uma professora (da turma VC2) organizou todo o processo em sintonia com todas as professoras titulares de turma. Cada professora replicou o processo aos seus alunos, definiu os responsáveis e quinzenalmente, são substituídos os alunos. As tarefas principais destes elementos da brigada são contribuir para a diminuição de desperdício alimentar e para um ambiente mais agradável e menos ruidoso.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação desta iniciativa à comunidade educativa faz-se, quer pelas redes sociais através de registos fotográficos, quer pela afixação nas zonas comuns da escola dos materiais e grelhas de registo utilizadas.

Anexos: