Trabalhos 2017

Escola Profissional Beira Aguieira (Penacova)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Ementa:
Gaspacho de Melancia e Pepino
Omeleta de Espinafres, Salada de Beterraba e Rúcula
Brownie de Figo
Sangria de Pêssego

Memória descritiva:
Valor energético: 941 Kcal.
Pretende-se com a constituição desta ementa de primavera/verão, sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância e necessidade de adotarmos ementas sustentáveis e saudáveis, bem como para o combate ao desperdício alimentar.
Na nossa ementa os alimentos são utilizados praticamente na integra, evitando desperdícios.
As capitações utilizadas são para um total de 4 pessoas, sendo utilizados, sempre que possível alimentos biológicos produzidos na nossa horta, constituída e mantida pela comunidade escolar, reduzindo assim significativamente o custo de produção dos produtos.
Os alimentos produzidos na horta pela comunidade escolar, destinam-se também aos alunos que se encontram deslocados do seu seio familiar, evitando assim que dificuldades financeiras ou falta de apoio familiar sejam motivo para não realizarem uma alimentação saudável, sustentável, variada e equilibrada.
O fato de todos estarem envolvidos na produção destes produtos e destas ementas desde o início da produção destes alimentos, mantém toda a comunidade envolvida e expectante em relação ao resultado final apresentado pelos colegas da área de restauração. Praticamente toda a comunidade escolar, desde alunos, professores, funcionários, deu o seu contributo para este projeto. Cada curso contribui na sua área de atuação para o sucesso desta ementa, desde os alunos de ambiente, na construção da horta e compostagem, aos alunos de turismo na pesquisa de tradições e alimentos utilizados e produzidos na região, aos alunos de informática na produção de fichas técnicas e documentação necessária, aos alunos de restauração na constituição de ementas, aos alunos de saúde na composição nutricional das mesmas.
Na nossa horta horta biológica não são utilizados quaisquer produtos químicos, sendo o solo fertilizado recorrendo a compostagem de resíduos orgânicos realizada na escola e a rega realizada mediante o aproveitamento de água da chuva.

Registo fotográfico:

Informação extra: