Trabalhos 2017

ATL do Jardim de Infância de A-dos-Negros (Óbidos)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Todo o trabalho foi desenvolvido em contexto de ATL e os lanches que foram "alvo" de observação, foram os da tarde.
Para a realização deste trabalho, tivemos a preciosa ajuda da nutricionista da Câmara Municipal, que é a responsável pelas nossas ementas. Uma vez por semana tínhamos a companhia da nutricionista e abordamos o tema de forma reeducar as nossas crianças para o perigo que é o açúcar.
Explicamos a importância de ler os rótulos, desafiámos as crianças e os pais a serem detectives da brigada contra este "Doce Veneno".
Foi com esta premissa que construímos o nosso painel.
Começamos por recolher as embalagens dos lanches. E sim, infelizmente os lanches que as nossas crianças levavam para a escola eram estes... Depois a nossa nutricionista ensinou a ler e a descobrir os valores do açúcar e da gordura. Ensinamos também os pais, pois são eles que sabem ler e são os responsáveis pelas compras!
Ao sabermos que aqueles lanches não eram os mais correctos procuramos encontrar alternativas mais saudáveis. Fizemos os cálculos das alternativas... e foi o espanto entre todas as crianças! As diferenças das quantidades de açúcar e gordura adicionados entre o que eles comiam e as alternativas saudáveis são notórias.
No painel, a gordura está representada pela barra amarela e o açúcar pela barra branca. De forma a que as crianças conseguissem criar as barras, cada 1 cm da barra é 1 grama, por exemplo 9 gramas de açúcar são 9 cm.
Fomos sempre envolvendo os familiares neste desafio. Um dos irmãos de uma aluna, desenhou o pão de leite embalado e o pão com fiambre de aves.
Deixamos em cima de uma mesa, junto ao painel, várias embalagens recolhidas dos lanches para que os pais e filhos treinem a leitura das embalagens.
O painel está exposto na única sala que temos. É aqui que almoçamos, lanchamos, brincamos e trabalhamos. Todos os que entram no nosso ATL vêm o painel e são desafiados a participarem no nosso desafio.
Infelizmente, nem todos os pais estão a aplicar o que aprenderam. Então tomámos uma posição. O pão e a fruta que sobram do almoço é servido ao lanche. Assim quem traz um lanche saudável come o seu lanche, quem não traz um lanche saudável come o pão (alguns pais trazem manteiga, doce e marmelada para pão da tarde) e a fruta que temos.
Assim evitamos os desperdício alimentar e criamos hábitos mais saudáveis aos lanches.

Características do painel:
Os materiais que utilizamos são exclusivamente materiais reciclados, pondo assim em prática o nosso eco-código. Utilizamos cartão, papel utilizado nos sacos de ração, cola,régua, riscadores, tesoura e x-acto.
O painel está exposto na única sala que temos. É aqui que almoçamos, lanchamos, brincamos e trabalhamos. Todos os que entram no nosso ATL vêm o painel e são desafiados a participarem no nosso desafio.

Registo fotográfico: