Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva (Sintra)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada: queijo fresco cortado às rodelas temperado com um pouco de sal fino, pimenta branca e oregãos.
Prato Principal: Hamburgers de Grão de Bico
Bebida: Limonada com Hortelã
Sobremesa: Fruta da época

Memória descritiva:
O desafio foi proposto pela coordenadora do Programa Eco-Escolas ao animador sócio-cultural (Emanuel Vicente) da escola que desenvolve o Atelier da Culinária, no qual estão inscritos dez alunos, três de Necessidades Educativas Especiais. O animador fez uma pesquisa com os alunos e, com base nos seus gostos pessoais, decidiram-se pela ementa atrás mencionada. No decurso da pesquisa os alunos confrontaram-se com a necessidade de reduzir o consumo de sal, substituindo-o pela utilização de ervas aromáticas, daí a utilização de salsa, pimenta, hortelã e oregãos, que existem no cantinho das aromáticas da nossa escola (à exceção da pimenta). Também se trabalhou a necessidade de utilizar sempre os produtos alimentares da zona e da época, no sentido de reduzir a pegada ecológica de cada um de nós. O prato confecionado é vegetariano, dando especial importância às leguminosas e ervas aromáticas.
Foi complicado chegar a um consenso acerca do pão a utilizar. No entanto os alunos perceberam que utilizando um pão de mistura, tornaria o prato muito mais saudável e menos calórico.
Os limões para fazer a limonada com hortelã foram cedidos por um avô de um dos alunos. A Hortelã também foi adquirida no Cantinho das Aromáticas da escola.
O Atelier da Culinária funciona todas as sextas-feiras das 10.10 às 11.35.

Registo fotográfico:

Informação extra: