Trabalhos 2017

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Após diálogo com os alunos intervenientes, alunos de um CEF, foi decidido que os alimentos representados seriam os mais consumidos no bar dos alunos da escola. Assim, o primeiro passo foi questionar as assistentes operacionais do bar dos alunos sobre os alimentos existentes no bar e a quantidade consumida diariamente. Feito este levantamento verificou-se que os alimentos mais consumidos diariamente são o pão, o croissant, a lancheira, a fatia de bolo e as bolachas da marca “Poker”. Nas bebidas encontramos a água, o sumo de fruta, o leite com chocolate e o leite branco em menor quantidade. Procedeu-se de seguida à leitura do rótulo nutricional dos alimentos processados e posterior investigação dos diversos ingredientes. Os alunos também consultaram a Tabela da Composição dos Alimentos (TCA) retirada do PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Depois de terem a informação nutricional em açúcares e gordura dos alimentos selecionados, foram efetuados os cálculos necessários para se obterem os valores por embalagem ou alimento, recorrendo a uma balança digital sempre que necessário (no caso do pão, lancheira, croissant, bolo e laranja). Todos os valores pesquisados e cálculos efetuados foram escritos no quadro da sala onde estes alunos têm as suas aulas, como se pode verificar no documento anexado.
Adicionalmente os alunos efetuaram pesquisa sobre o impacto negativo na saúde do consumo excessivo de gordura e de açúcar e optou-se por apresentar algumas frases que traduzem mudanças de comportamento, assim como as mais recentes notícias saídas nos jornais portugueses sobre obesidade infantil.

Características do painel:
O painel encontra-se dividido em quatro faces, apresentando cada face 1,30m de comprimento por 0,75m de altura. Para atender à recomendação de reutilizar materiais e por ser esse o nosso sentir, decidiu-se utilizar paletes de madeira fornecidas por uma empresa de distribuição de fruta local e painéis de MDF, sobras de uma carpintaria local, como base do painel. Foram utilizados os alimentos selecionados, presos com cordão ao painel. Quase a totalidade dos elementos adicionados ao painel foram materiais reutilizados. Como representação da quantidade de açúcar utilizaram-se colheres de sobremesa e para representar a gordura, banha de porco em recipientes de plástico provenientes de embalagens de detergente. O painel depois de concluído foi colocado no local de passagem quer para o refeitório, quer para o bar dos alunos.

Anexos:

Registo fotográfico: