Trabalhos 2017

Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Das respostas às questões colocadas aos alunos sobre os seus hábitos alimentares e os alimentos que consomem mais frequentemente, concluiu-se que consomem diariamente alimentos como o pão e o pão-de-leite, o leite com chocolate, o néctar de fruta ou refrigerantes, a água (frequentemente com sabores) e barrinhas de cereais e de chocolate, entre outros.
Após análise da informação nutricional contida nos rótulos destes alimentos e tendo por base alguma pesquisa e o visionamento, na aula de educação cívica, da reportagem interativa “Somos o que comemos”, foi decidido colocar no painel os alimentos referidos anteriormente e compará-los com outros mais saudáveis pela menor quantidade de aditivos e conservantes, de gordura e/ou de açúcar na sua constituição.
Assim o painel contém os seguintes alimentos: leite com chocolate e leite sem chocolate; água e água com sabor a frutos; néctar de fruta e sumo natural de fruta; pão-de-leite e pão de mistura; barrinha de cereais e chocolate e barrinha caseira de aveia tostada.

Características do painel:
• Dimensões
O painel tem as dimensões de 0, 90 m x 1,20 m.
• Materiais utilizados
Para a sua construção foi reutilizada uma palete de madeira (pintada pelos alunos).
Para além disso foram utilizados os seguintes materiais: embalagens/recipientes dos alimentos referidos; cola; tinta; pincéis; marcadores de tinta permanente; moldes de folhas e de frutos; pacotes de açúcar; rolhas de cortiça (para marcar a quantidade de gordura).
Presentemente o painel encontra-se colocado no laboratório de ciências naturais do 2.º e 3.º ciclos, para poder ser utilizado como recurso nas aulas de educação cívica e de ciências naturais. Posteriormente será colocado no espaço de refeição adjacente ao bufete.
O painel foi elaborado por um grupo de 7 alunos, do 8.º ano, que fazem parte da equipa Eco-Escolas.

Anexos:

Registo fotográfico: