Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 D. Francisco Manuel de Melo (Amadora)

Atividade:  C - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
1ª Ementa
Entradas: Queijo fresco com tomate e oregãos / Cogumelos recheados com fiambre de perú e cenoura ralada
Pratos: Strogonoff de frango / Bacalhau com natas (sem natas)
Sobremesa: Panquecas de batata doce / Aletria sem açúcar / scones com passas
Bebidas: Capilé (flor de laranjeira) / Limonada com hortelã
2ª Ementa (Substituição)
Eco Ementa Primavera / Verão
(Entrada)
Queijo de Azeitão gratinado com calda de frutos silvestres
(prato principal)
Bacalhau leve com natas e tomate cereja e em cama de agrião
(Sobremesa)
Meloa e uvas com molho de iogurte e mel
(Bebida)
Limonada com hortelã

Memória descritiva:
A colaboração das funcionárias do bar da escola foi imprescindível para os alunos praticarem as suas ementas eco.
Não só ajudaram no empréstimo da loiça para os alunos confecionarem os pratos, como também, algumas delas, nomeadamente, a Dona Ana e a Dona Cristina, provaram os pratos preparados pelos alunos durante as várias tentativas até acertarem no melhor menu.
Salienta-se ainda ajuda de alguns pais e/ou Encarregados de Educação que foi deveras importante, no sentido, em que facultaram ingredientes indispensáveis para por em prática a atividade.
Inicialmente o professor de físico-química lançou o desfio a alguns alunos pertencentes ao conselho eco para pensarem numa ementa saudável para ser confecionada na cantina da escola. Os alunos ficaram entusiasmados com a ideia, no entanto não percebendo muito bem em como poderiam o fazer.
Aos poucos foram surgindo ideias interessantíssimas e revelando-se dotes culinários por parte de uns e de outros alunos e colegas que se desconhecia.
As professoras de Geografia e de Educação Visual prontificaram-se em ajudá-los, quer logisticamente, quer na preparação do menu eco. Os alunos conjuntamente com a professora de Educação Visual, Adília Pacheco fizeram uma mini pesquisa de produtos sazonais da região da Amadora. Depois, foi só dar largas à imaginação!

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: