Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Atividade:  C - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa Outono_Inverno
Sumo: Laranja
Entrada: Sopa de Feijão com Abóbora
Prato Principal: Cabrito Assado com castanhas e grelos salteados.
Sobremesa: Sopa Seca
Ementa Primavera_Verão
Sumo: Melancia
Entrada: Creme de Cenoura
Prato Principal: Ovos mexidos com arroz e legumes salteados
Sobremesa: Mousse de morango

Memória descritiva:
A criação das ementas resultou de um trabalho concretizado nas aulas de Educação para a Cidadania de uma turma do 7.º ano, com as coordenadoras do Eco-Escolas e do Projeto de Educação para a Saúde.
As atividades iniciaram-se com a aplicação do Eco Quiz (nível dois) e, a partir das respostas dadas pelos alunos, foram exploradas as diferentes questões sobre a alimentação.
Numa 2.ª fase foi solicitado aos alunos que recolhessem junto dos seus familiares informações sobre os pratos típicos da região. Ainda nesta fase, contou-se com a colaboração de uma professora primária aposentada do Agrupamento que partilhou com os alunos as suas memórias sobre “A alimentação tradicional da vida nas aldeias … no trabalho do campo”. Como não foram tiradas fotos no dia da sessão"Alimentação tradicional da vida nas aldeias...no trabalho do campo",deixam-se alguns dos apontamentos da Professora.
A partir daqui os alunos iniciaram uma seleção dos produtos a privilegiar nas suas ementas, de acordo com a sazonalidade e os produzidos na região, dando destaque à agricultura local e garantindo a sustentabilidade ambiental. Deste trabalho surgiu também a intenção que as ementas incluíssem produtos agrícolas excedentes da agricultura para consumo da comunidade educativa, como forma de sensibilizar para a importância da redução dos desperdícios alimentares. Para verificar a operacionalidade da ideia, os alunos lançaram o desafio à comunidade educativa de trazerem fruta da época para a escola. A fruta (citrinos) passou a estar disponível no bar dos alunos da escola, gratuitamente. Os alunos, confirmando a recetividade da comunidade, determinaram que as ementas seguem o slognan “No meu prato o Tua Horta também entra”.
Numa 3.ª fase os alunos realizaram uma pesquisa, online, sobre o valor nutricional dos alimentos selecionados, com o apoio da Tabela da Composição de Alimentos (TCA) disponibilizada pelo Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge. Foi ainda disponibilizado aos alunos o documento “Princípios para uma alimentação saudável” (http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008723.pdf), com referência do valor energético total (VET) aconselhável e a forma de distribuição por 5 refeições diárias. Assim, procedeu-se à concretização das ementas tendo em atenção o equilíbrio nutricional (em anexo).
A próxima fase será organizar um concurso para a confeção da receita de Verão, com a criação de equipas multidisciplinares (alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação).

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: