Trabalhos 2016

Escola EB1/JI de Andrinos (Leiria)

Atividade:  B - eco-lancheiras

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Antes de iniciar a construção das nossas Eco-lancheiras, começámos por fazer o registo do conteúdo dos lanches dos nossos alunos.
Em momento de reflexão, os alunos concluíram que a maioria dos seus lanches não eram muito saudáveis nem ecológicos.
Uma nutricionista, familiar de um aluno da escola, apresentou-nos algumas propostas de alimentos que podem ser incluídos nos lanches dos nossos alunos, sugerindo-nos também alguns lanches saudáveis.
Aqui ficam as sugestões da nossa nutricionista.
Em cada lanche deve de haver:
1 fonte de cálcio e proteínas (laticínios)
- Leite ½ gordo (não há muita diferença em relação ao leite magro);
- Iogurtes (preferencialmente meio gordo natural).
- Iogurtes magros (têm adoçante, no entanto são preferíveis em relação aos açucarados).
- Queijinhos Babybel e vaca que ri (magros)
1 fonte de hidratos de carbono
- Pão;
- Bolachas;
- Fruta.
Pão: - Centeio ou mistura;
- Integral;
- Sementes.
Alternativas ao pão:
- 4 Bolachas de milho ou arroz sem sal;
- 4 Bolachas “Marinheiras” (as melhores são as integrais, embora as outras não sejam más);
- Frutos secos (ao natural sem serem fritos e sem sal).
Quantidade de frutos secos:
- 12 Amêndoas;
- 12 Avelãs;
- 3 Nozes;
- 10 Cajus;
- 4 Castanhas do Brasil;
- 4 Nozes Pecan.
Acompanhamento do pão:
- fiambre de frango ou de perú;
- queijo magro (ex.: fatiado);
- queijo fresco;
- requeijão;
- manteiga de amendoim, amêndoa ou caju (natural – vende-se nas lojas de produtos naturais).
Sugestões de lanches
LANCHE 1:
Leite (200ml);
Pão (50 gr).
LANCHE 2:
Pão (50 gr);
1 peça fruta.
LANCHE 3:
2/4 bolachas;
1 peça fruta;
1 iogurte.
LANCHE 4:
Pão com queijo;
Frutos secos
LANCHE 5:
Iogurte;
1 peça fruta
Frutos secos.
LANCHE 6:
Queijinho;
1 peça de fruta;
Frutos secos.
Analisadas as propostas da nutricionista, considerámos que a construção das Eco-lancheiras poderiam servir de meio de comunicação entre a escola e os pais, com o intuito de estes mudarem os seus hábitos na preparação dos lanches dos seus educandos.
Começámos então a construir as referidas lancheira. Estas foram decoradas ao gosto dos alunos e foram incluídas as informações sobre os lanches saudáveis.
Por fim, os alunos levaram as suas lancheiras para casa. Alguns começaram a trazer os seus lanches nas mesmas; outros optaram por guardá-las em locais estratégicos para poderem ser analisados durante as preparação dos seus lanches.
Na escola, foi feito novo registo do conteúdo dos lanches dos alunos. Conclui-se que uma grande parte dos nossos alunos passou a ter a preocupação de prepara lanches de acordo com as propostas da nutricionista.

Materiais utilizados na construção:
Uma caixa de cereais
Tesoura
Recortes de panfletos
Fotocópia
Cola

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Como já foi referido anteriormente, verificou-se um envolvimento de vários elementos da comunidade na realização desta iniciativa.
Por um lado, contámos com a colaboração de uma nutricionista que nos deu algumas indicações úteis para a preparação de lanches saudáveis.
Por outro lado, os pais também colaboraram com esta iniciativa ao ter a preparar os lanches dos seus educandos, tendo em conta as informações coladas nas Eco-lancheiras.

Registo fotográfico: