Trabalhos 2016

Jardim de Infância de Ribamar (Mafra)

Atividade:  A - painel de bebidas

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Este projeto foi dinamizado no Jardim de Infância pelo grupo de crianças que faz parte do conselho Eco-escolas com o apoio de uma educadora que semanalmente foi ao Jardim de Infância para apoiar o desenvolvimento do programa Eco-escolas.
Em vários momentos foi alargado o envolvimento no projeto a todas as crianças do Jardim de Infância, nomeadamente na inquirição sobre as bebidas que consomem, construção dos bonecos para o painel, transmissão da informação/conteúdo do painel relativamente à quantidade de açúcar de cada bebida. Ao nível de toda a escola foi feito também um pequeno estudo sobre a importância dos diversos alimentos na saúde e nomeadamente sobre alguns dos efeitos nocivos do açúcar em excesso.
Sendo a nossa escola um Jardim de Infância, tendo em conta a idade das crianças, tomámos a opção que nos pareceu que faria mais sentido: substituímos o inquérito por uma recolha de embalagens de bebidas consumidas pelas crianças em casa. Contudo, por lapso, numa interrupção letiva uma funcionária que não estava informada do projeto deitou-nos as embalagens fora. Perante este problema, tomámos então a decisão de fazer um inquérito oral às duas turmas com a pergunta: quais as bebidas que habitualmente consomem?
Os alunos dinamizadores do projeto questionaram os colegas e a resposta global obtida foi: bebemos água, água com gás, chá, sumos de fruta natural, compal fresh maçã, trina de laranja, maçã e limão, sumol de laranja, leite, leite de chocolate, leite de soja, compal de pêssego, de laranja, compal essencial, danoninho, ice tee Lipton pêssego, coca-cola e sunquick.
Após este levantamento fomos ao supermercado verificar a quantidade de açúcar que era referenciada nos rótulos destas bebidas (por 100ml). Das bebidas referidas a todas foi identificada a quantidade de açúcar com exceção do Sunquick por a informação estar referenciada apenas para o concentrado e ser difícil fazer a relação para a mistura diluída na proporção recomendada de água.

Características do painel:
Para a realização do painel utilizámos um pedaço de papel de cenário com 1m x 1,5m ao qual aplicámos uma técnica de pintura com balões para fazer o fundo. Fizemos uma moldura com colagem de tampas de garrafas de plástico. Construímos alguns bonecos, utilizando um molde comum e colagem de materiais diversos. Estes bonecos representam as crianças da nossa escola. Numa das mãos de cada um deles colámos uma imagem de uma bebida, na outra, um pequeno saquinho transparente com os cubos de açúcar correspondentes à quantidade dessa substância, identificada no rótulo da bebida por 100ml. Cada cubo de açúcar que utilizámos pesa 5 gr. Assim, por exemplo, se a bebida refere que tem 9,5gr de açúcar por 100ml, nós colocámos 2 cubos de açúcar, em que a um deles se retirou uma pontinha.
Arrumámos as bebidas no painel da esquerda para a direita e de cima para baixo, por ordem crescente de quantidade de açúcar contida para facilitar a interpretação de quais as bebidas que devemos preferir.
O painel foi colocado numa parede de um corredor de passagem onde as crianças e famílias têm habitual acesso e boa visibilidade.

Registo fotográfico: