Trabalhos 2016

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra


Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão:  escalão especial: equipas das escolas que realizam as provas regionais

Processo:
O Painel foi realizado em conjunto pelos alunos da Green Team (brigada verde), coordenação do eco-escolas e com o apoio da estagiária de nutrição, desse painel fazem parte as bebidas consumidas pelos alunos na cafetaria da escola.
Os "produtos/bebidas" (embalagens recolhidas dos ecopontos da cafetaria), foram expostas no painel de forma crescente de açúcar. Foram analisados os rotulos das embalagens (quando se aplicava) e expostos sacos com essa quantidade de açúcar junto das embalagens.
Salientamos que o painel já foi apresentado em exposições da área da nutrição, nas redes sociais foi visualizado por cerca de 30 mil utilizadores e partilhado em várias páginas eletrónicas.
Relativamente ao resultado da realização/exposição na cafetaria verificou-se, com a intervenção, uma redução da percentagem de unidades vendidas de coca-cola e dos refrigerantes sem gás. Paralelamente, verificou-se um aumento da mesma para os néctares, águas e leite achocolatado.
Podemos concluir que a estratégia de consciencialização sobre o teor de açúcares simples presentes num conjunto de bebidas, através de um quadro com bebidas reais e a representação da quantidade de açúcares simples, poderá ser reproduzida como uma medida de sucesso. Por último, a intervenção desencadeada na cafetaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra alcançou uma diminuição o consumo de bebidas açucaradas.

Características do painel:
A dimensão do painel é aproximadamente A0, o material base utilizado foi k-line, onde foram coladas embalagem de bebidas reais. Tendo o mesmo sido afixado na cafetaria da escola, que é o local onde todas a comunidade escolar, mas principalmente os alunos compram essas bebidas.

Inquérito:

Registo fotográfico: