Trabalhos 2016

Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)

Atividade:  A - painel de bebidas

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Metodologia utlizada.
Metodologia
A informação deste estudo foi recolhida no mês de abril de 2016. As entrevistas foram realizadas de uma forma direta, pessoal, na sala de aula, em papel.
Universo
Quarenta e seis alunos do 4.º ano das turmas L4A e L4B do Centro Educativo das Lagoas.
Amostra
A amostra coincide com o universo, visto que todos os alunos das turmas envolvidas no projeto foram entrevistados.
Tratamento dos dados
Após a receção das entrevistas, todas foram revistas, não foram detetadas falhas de preenchimento, logo todas foram consideradas válidas.
Após estas fases de tratamento, o estudo foi tabulado.
Principais conclusões:
-76,76% dos alunos do 4.º ano afirmam que é habitual comprar sumos ou refrigerantes na sua casa e 17,02% diz que não.
- 58,69% dos alunos afirmam que os sumos que refrigerantes que se costuma comprar nas suas casa é o Sumol, seguido da Coca-Cola com 54,34% e do Ice tea com 54,34%.
-60,86% dos alunos do 4.º ano afirma não trazer bebidas para o lanche escolar e 34,78% diz que sim.
-Dos alunos que afirmam trazer bebidas para o lanche escolar, 37,5% diz que trazer leite, 31,25% iogurte e o Ice tea, o Bongo e o Compal são trazidos por 18,75%.
-A grande maioria, 91,3%, dos alunos bebe leite escolar.
-Dos alunos que afirma beber leite escolar, a grande maioria, 95,2% bebe leite com chocolate.
-100% dos alunos entrevistados considera a água benéfica para a sua saúde e 71,73% considera o leite.
-84,72% dos alunos afirma consumir leite, 54,34% diz Coca-cola e 52,17% refere o Sumo, seguido do Ice tea com 47,82%.
-54,34% dos alunos afirma ter o hábito de ler os rótulos e 32,6% diz que não lê.
-60,86% dos alunos não sabe que quantidade de açúcar contêm as bebidas que ingerem habitualmente e apenas 30,43% dos alunos afirma saber.
As bebidas selecionadas para o painel foram as que os alunos indicaram na questão 1.1 do inquérito "1.1– Se sim, indica os nomes dos sumos ou refrigerantes que se costuma comprar em tua casa.", ou seja, Água, Coca-cola, Sumol, Red bul, Cerveja, Ice tea, Compal e Seven up.
O cálculo dos valores de açúcar nos recipientes do painel foi feito através de pesquisas de rótulos das bebidas.
Foi produzido um vídeo e publicado no blogue da escola com o link
http://centroeducativolagoas.blogspot.pt/2016/05/programa-eco-escolas-alimentacao.html
https://www.youtube.com/watch?v=aq4piInnTwE

Características do painel:
As dimensões do painel são 1 metros por 60m, estando apresentado sob a forma de um jogo e foi construído em cartolina.
Os materiais usados foram: embalagens de bebidas, cartolina, velcro, cartão, cola, folhas de papel normal, papel para plastificar, tesouras, fita-cola, marcadores e pacotes de açúcar e açúcar.
O painel foi afixado num cavalete à entrada da escola, para que toda a comunidade tivesse acesso ao jogo “Os rótulos e as bebidas”.
Os alunos convidaram alguns pais e professoras para jogar ao jogo “Os rótulos e as bebidas”. A atividade foi um sucesso e uma revelação para a todos. Foi produzido um vídeo e publicado no blogue da escola com o link
http://centroeducativolagoas.blogspot.pt/2016/05/programa-eco-escola-desafio-painel-das.html
https://www.youtube.com/watch?v=y2g4W8pmet8

Inquérito:

Registo fotográfico: