Trabalhos 2016

EB 23 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

Atividade:  C - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa de outono/Inverno
Sopa: puré de feijão com nabo
Prato principal: salteado de vegetais com frango e castanhas (cebola, cenoura, cogumelos, couve, castanhas e frango)
Sobremesa: laranja com canela
Bebida: água natural sem gás
Ementa de primavera/verão
Sopa: puré de brócolos
Prato principal: hambúrguer de grão-de-bico com arroz de vegetais da época
Salada: pepino, pimento e tomate
Sobremesa: delícia de morango
Bebida: água natural sem gás

Memória descritiva:
– Valor nutricional
Procurou-se criar ementas nutricionalmente equilibradas aplicando as orientações da roda dos alimentos e as indicações sobre quantidades aconselhadas do instituto Dr. Ricardo Jorge. O valor nutricional detalhado de todos os ingredientes usados está no anexo campo de “informação extra”.
Valorizou-se as leguminosas como fonte de proteína de origem vegetal.
A bebida eleita é a água pois esta é a bebida mais indicada e o paladar deve ser educado nesse sentido.
– Originalidade, criatividade e sustentabilidade
A nossa escola está numa zona rural, quase todas as pessoas possuem horta e capoeira. As ementas propostas valorizam os produtos da agricultura local: as hortícolas, a castanha eo frango do campo.
Por outro lado procurámos valorizar os alimentos de que as crianças gostam, pois de nada serve propormos comida saudável se os alunos não a comerem, voltando para trás nos tabuleiros da cantina. Daí a opção por hambúrguer, embora com o toque “diferente” de ser de grão-de-bico.
– Elementos da comunidade envolvidos:
20 alunos com trabalho curricular direto em sala de aula, com apoio de 1 professor de ciências da natureza
80 alunos ( abrangendo todos os alunos da escola) envolvidos através da divulgação e disseminação do trabalho feito pelos colegas em sala de aula.
O desafio de elaborarem ementas saudáveis e sustentáveis e confecioná-las com os filhos foi proposto a todos os encarregados de educação; aderiram cerca de 20%.
As 2 senhoras que prestam serviço na cantina apoiaram as atividades (funcionárias da entidade a quem está concessionada a cantina).
– Etapas do processo
A primeira etapa do trabalho correspondeu ao trabalho em sala de aula sobre o tema da alimentação (6º anos)
A segunda etapa foi a motivação dos alunos para o tema com atividades práticas de confeção de alimentos saudáveis.
A terceira etapa foi a divulgação, junto de toda a escola, do trabalho desenvolvido e o lançamento do desafio para que os alunos, com os pais, elaborassem e cozinhassem ementas saudáveis e sustentáveis, de entre as quais foram escolhidas as que vão ser submetidas a concurso.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: