Trabalhos 2016

EB 2,3 Diogo Cão


Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
O inquérito foi elaborado tendo em conta os princípios que sustentam a elaboração deste trabalho: concluir quais as bebidas mais consumidas pelos alunos.
Constituido por 11 questões, o questionário com o título de “Alimentação Saudável e Sustentável” incidiu sobre o consumo das bebidas pelos jovens, dentro e fora da escola.
O inquérito foi aplicado por amostragem, a alunos 50 alunos do 2.º e 3.º ciclo, mais precisamente: 9 alunos de 5.º ano; 28 alunos de 6.º ano; 3 alunos de 7.º ano; 5 alunos de 8.º ano e 5 alunos de 9.º ano.
As bebidas selecionadas para o painel foram as sete bebidas preferidas pelos alunos, pela seguinte ordem de preferência: Ice Tea; Coca-Cola; 7up; água; Sumol; Pepsi e Fanta.
Após apurado estudo dos resultados dos inquéritos, foram fotocopiados os rótulos destas bebidas e distribuídos aos alunos para análise pormenorizada dos seus ingredientes e da sua informação nutricional, procedendo-se assim ao cálculo dos valores de açúcar presentes em cada uma delas.
Posto isto, conclui-se dos consequentes malefícios do açúcar para a nossa saúde.

Características do painel:
O painel é uma palete de madeira com as dimensões de 120 cm x 80 cm onde foram coladas as latas, os rótulos e caixas de cd's vazias, nas quais se verteu a quantidade de açúcar presente em cada bebida.
O painel foi enriquecido ainda com informação pertinente sobre os malefícios do açúcar, assim como outros produtos açucarados que, por vezes, aparecem "disfarçados" nos rótulos dos produtos. Foram ainda apensas frases para alertar sobre a importância da leitura dos rótulos.
Os materiais utilizados foram: palete, recipientes de bebidas, caixas de cd's, cartolinas, material de desenho, cola e pacotes de açúcar.
Nota: O painel ainda não foi afixado em nenhum local da escola, visto que, logo após a sua conclusão, foi levado para uma exposição de Mostra Escolar a decorrer na Praça do Município de Vila Real.

Inquérito:

Registo fotográfico: