Trabalhos 2017-18

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A brigada de cantina teve como objetivo fazer o levantamento dos alunos que lavavam as mãos antes da sua refeição na cantina da escola. O período de observação estendeu-se entre o dia 10 de abril até ao dia 25 de maio.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os responsáveis pela atividade foi um grupo de alunos do sexto ano de escolaridade que, duas vezes por semana, disponibilizavam algum do seu tempo livre para observar os alunos que realizavam a higiene das mãos antes da refeição.
O método consistia na observação direta (durante 30 minutos) e respetivo registo, em documento próprio, dos alunos que lavavam ou não lavavam as mãos antes do almoço na cantina. Durante este processo foi afixado um cartaz, junto dos lavatórios existentes na cantina a alertar para a higienização das mãos antes das refeições.
No final os dados foram tratados e retiradas algumas conclusões interessantes. Os alunos concluíram que, antes da afixação do cartaz, a média de alunos que lavava as mãos era de apenas 15%. Após a colocação da sinalética essa percentagem aumentou para 25%, embora o impacto da medida tenha se desvanecido ao longo do tempo, porque na última observação só 12% dos alunos é que lavou as mãos antes de comer.

Divulgação à comunidade educativa:
As conclusões foram afixadas no placard "Eco-Escolas".

Anexos: