Trabalhos 2017-18

Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Cerveira (antiga EB 2,3/S)


Atividade:  C - "A história de um alimento Bio" (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
A história de um Alimento Bio, no âmbito do projeto Eco-Escolas foi desenvolvida pela EB de S. Sebastião de Covas que está localizada na freguesia de Covas. Esta freguesia é considerada uma das mais importantes, senão, a principal freguesia do concelho de Vila Nova de Cerveira, quer em extensão, quer em riqueza florestal, especialmente devido à abundancia de Quercus, carvalho-alvarinho.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o termo “saúde” como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de doenças. A alimentação surge como um dos fortes pilares, se não o mais importante para a manutenção de um corpo e mente sãos. Afinal de contas, somos o que comemos. Aprender a comer de forma saudável e a escolher os alimentos adequados é essencial.
Hoje sabe-se que com uma alimentação baseada em alimentos vegetais pouco ou nada processados, com pouca ou nenhuma adição de açúcar, sal e gordura, conseguimos prevenir e até ajudar no tratamento de doenças crónicas.
A educação alimentar desde a infância é uma boa ferramenta para que isso aconteça.
As tradições gastronómicas foram-se perdendo ao longo das gerações, por esse motivo, ao longo do ano letivo os alunos fizeram um estudo sobre o poder da bolota da alimentação do Homem.
A história de um Alimento Bio é baseada no trabalho de pesquisas e nas experiências reais vividas pelos alunos, dando desta forma a oportunidade de maior interação, sensibilizando-os a perceber a importância da bolota no contexto sociocultural, económico e científico, surgindo como resposta a problemas ambientais e alimentares, justificando a necessidade de formar e informar toda a comunidade sobre o assunto, desconstruindo conceitos e consciencializando para a utilização da bolota, um produto natural esquecido durante tantos anos.
Para ver o livro em formato digital: https://issuu.com/ebcovas/docs/hist_ria_de_um_alimento_bio

Anexo: