Trabalhos 2017-18

Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
“ Painel dos Alimentos”
No âmbito Eco-Escolas, para o concurso “Painel dos Alimentos”, este desafio foi realizado pelas crianças da A.A.A.F. da Moita do Boi com a ajuda das auxiliares.
Em primeiro lugar, assim que as crianças foram abordadas para a realização deste concurso, as auxiliares começaram por explicar quais os seus objectivos e finalidades. Tendo em conta o objectivo principal deste concurso, as auxiliares sensibilizaram as crianças para a importância da diminuição do consumo de açúcar, sal, gorduras e aditivos contidos nos alimentos e o incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis. Posto isto, as crianças mostraram-se mais receptivas e interessadas em participar.
Assim, começou-se por realizar um questionário às crianças sobre quais os alimentos que mais consomem, dentro e fora da escola, tendo sido selecionados os oito mais frequentes, para elaborar o painel.
Após a selecção, recolhemos as embalagens ou registo fotográfico dos alimentos selecionados. Já com essas imagens, focámo-nos nos rótulos de cada alimento, fazendo a leitura de cada um e investigar a respectiva informação nutricional. Após este processo, fomos calcular as quantidades de sal, açúcar, gorduras e aditivos alimentares de cada alimento.
De seguida, iniciou-se a construção do painel, de acordo com as dimensões estabelecidas no regulamento, utilizando para o mesmo materiais como cartão, lápis de cor, canetas de filtro, cola, pacotes de açúcar, colheres de sobremesa de plástico e tampas de plástico amarelas e azuis. Após todos os materiais selecionados e com as quantidades já calculadas, colamos o material graficamente, de acordo à equivalência de cada alimento.
Concluído o painel, as crianças juntamente com as auxiliares colocaram-no no refeitório para que toda a comunidade escolar conheça as quantidades de sal, gordura, açúcar e aditivos que os alimentos que consomem diariamente, contêm.
Durante a concretização deste desafio foram tiradas fotografias, mostrando todo o trabalho desenvolvido, com o objectivo de evidenciar a elaboração deste painel.
Com a realização deste projecto, os alunos ficaram mais consciencializados para a importância de reduzir a quantidade de sal, açúcar, gorduras e aditivos nos alimentos, visto que o consumo diário destas quantidades, vai continuar a aumentar o número de doenças.
Alimentos consumidos diariamente
Leite c/ chocolate 20%
Sumo 15%
Pão 30%
Cereais 20%
Fruta 30%
Bolachas "maria" 12%
Bolachas c/ chocolate 15%
Iogurte Liquido 10%
Uma vez que a instituição trabalha o tema da importância da fruta já se vai verificando uma mudança de hábito, o que justifica os resultados obtidos.

Características do painel:
O painel está afixado no refeitório da escola, um cartão A3, utilizando para o mesmo materiais reciclados nomeadamente: cartão, lápis de cor, canetas de filtro, cola, pacotes de açúcar, colheres de sobremesa de plástico e tampas de plástico amarelas e azuis.

Anexos:

Registo fotográfico: