Trabalhos 2017-18

Colégio O Cantinho dos Amigos


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
A turma do 1.º A, após a ida às salinas de Samouco e de conhecer de onde vem o sal, através de pequenos vídeos e da própria visita, ficou a curiosidade de saber onde encontrar o sal nos alimentos. levantaram-se as primeiras questões:
- Em que alimentos o sal se esconde?
- Há alimentos que têm sal?
- Há alimentos que não têm sal?
- Como procurar o sal nos alimentos?
- Como sei se um alimento tem muito ou pouco sal?
Através dessas questões formamos grupos que pesquisaram sobre as várias questões e após a recolha, cada grupo apresentou os seu resultados.
Também cada aluno/a trouxe de casa um alimento em que seria possível verificar o teor de sal (análise dos rótulos). Por fim, através da tabela sobre o teor de sal em 100g verificámos que há alimentos com baixo, médio e alto teor de sal. Essa foi a primeira aprendizagem e que os alunos em casa partilharam com os pais. De seguida, ficámos a saber que alimentos frescos não têm sal, tais como: frutas, legumes, cereais, pipocas, leguminosas, entre outros.
Após a reflexão construímos o painel, mas por fim, colocámos um conjunto de soluções para substituirmos o sal e assim conseguir uma alimentação mais saudável.
O painel terminou com a colocação numa mesa de produtos e a quantidade de sal que cada um tem, sabendo que por dia, o recomendado são 5 gramas, ou seja o equivalente a uma colher de café.

Características do painel:
Esse trabalho está exposto na entrada para o refeitório e foi apresentado a todas as turmas do colégio, evidenciando não só os malefícios do sal para a saúde como dando pistas de uma alimentação saudável.O cartaz tem a dimensão de 1 metro quadrado, aproximadamente, e foram utilizados desenhos dos alunos, embalagens de alimentos, e frases sobre o sal e a alimentação saudável. Para acompanhar e ajudar a ilustrar o cartaz foi ainda colocado uma mesa com embalagens de mais alimentos e com a informação da quantidade de sal que existe em cada um.

Registo fotográfico: