Trabalhos 2017-18

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
A elaboração das questões para o questionário foi tida em conta a comparação dos hábitos alimentares quer em casa quer na escola.
Os questionários foram realizados a 5 crianças de cada sala de jardim, crianças aleatórias com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A primeira sala a ser questionada foi a sala 1, com a brigada da cantina a observar, sendo que nas outras salas de jardim, as crianças da brigada da cantina é que faziam o registo, assinalando com as respetivas cores da legenda.
Depois dos questionários feitos, eis que foi pedida a colaboração do grupo dos 5 anos da sala heterogénea 1 para fazer análise e posterior registo, com a ajuda do adulto. Na escola, são observáveis práticas mais saudáveis do que em casa. Na escola as crianças não se "escapam" da sopa e da fruta em todas as refeições, incluindo momentos da manhã, almoço e até lanche. Em casa, o caso muda de figura, a sopa não aparece tanto, só as vezes, tal como a fruta. No que diz respeito à bebida da refeição, maioritariamente, em casa, bebe-se sumo, o que já não acontece na escola. Foi observado que no leque de alimentos dados a escolher, pelas crianças, como preferidos, o gelado foi o que despertou maior atenção. Foi notória a pouca escolha por alimentos saudáveis, ou seja, foi detetável pelas crianças do grupo dos 5 anos, enquanto analisava os questionários, que no total das crianças que fizeram o questionário, são poucas as que têm preferência por alimentos saudáveis.
Tendo em conta a escolha dos alimentos dos questionários foi elaborada uma ementa, uma ementa considerada saudável e uma ementa não saudável. A ementa não saudável foi escolhida tendo em conta os alimentos preferidos pelas crianças dos questionários e a ementa saudável foi escolhida pelo grupo dos 5 anos. A verdade é que depois de finalizadas as ementas, e de comparar as refeições por completo, observamos que podíamos comer a refeição saudável duas vezes para compensar a refeição não saudável, apesar de o prato da refeição saudável ser bem mais cheio e ter mais elementos do que o prato não saudável.

Características do painel:
O Trabalho foi afixado no refeitório da escola e mede 75cm por 55cm. Foi usada uma espécie de plasticina para a elaboração dos diferentes elementos do prato, isto porque trata-se de crianças com idade pré-escolar e a diversificação de materiais é mais apelativo e mais desafiante para esta faixa etária.
Este projeto foi elaborado pelas crianças da sala heterogénea 1, acompanhado pela educadora Vânia Jesus e pela ajudante Gabriela Martinho.

Anexos:

Registo fotográfico: