Trabalhos 2017-18

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Processo:
No inicio do ano letivo, após a análise da auditoria, o conselho Eco-Escolas verificou que teria de realizar algumas ações que alterassem os resultados nesta temática. A primeira atividade foi a comemoração do Dia da Alimentação e da Obesidade.
No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação e da Obesidade, a Escola Profissional Amar Terra Verde, mais especificamente os Grupos Eco-Escolas, Restauração, Saúde e SPO organizaram um conjunto de atividades destinadas à comunidade escolar.
Esta iniciativa teve como objetivo informar os alunos sobre questões relacionadas com o Consumo, promovendo o debate e discussão para decisões mais conscientes, responsáveis e sustentáveis aos desafios impostos pela sociedade, pois, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional, quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade.
Nesta lógica, realizou-se, no período da manhã, uma palestra subordinada ao tema “De olho no rótulo (pela sua saúde!)”, destinada aos alunos que frequentam o 1º ano, em que as Consumers.TALKS sensibilizaram os jovens consumidores para as questões relacionadas com a alimentação, nomeadamente a melhor forma de interpretar os rótulos dos produtos alimentares, identificar os valores diários de consumo de nutrientes, compreender o significado de produtos magros e ligth, entre outros aspetos.
Durante a tarde, teve lugar outra palestra, desta vez para o 2ºano, com uma nutricionista que abordou o tema Alimentação e Obesidade, dinamizada pela Drª Cristiana Araújo.
Durante todo o dia, para demonstrar como se pode ter refeições saudáveis e bastante prazíveis, no bar e na cantina da escola foram servidas iguarias saudáveis, preparadas pelos alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria, de Pastelaria/Padaria e Restaurante/Bar.
A título de exemplo, foram confecionados diversos tipos de pão, das mais variadas cores: pão de alfarroba (castanho), pão de beterraba (vermelho) e pão de espirulina (azul).
A ementa do almoço foi buffet de saladas ou creme de legumes, robalo com courgette recheada e batata grelhada ou bulgur com legumes e bife de perú, frutas laminadas ou gelatinas. Esta ementa primava pela variedade de legumes e pela variedade de cores.
Após esta ação os cursos de Restauração, Geriatria, Saúde e Estética, trabalharam em sala de aula a problemática da alimentação, quer a nível de sal, açúcar e gorduras.
Além dos inquéritos sobre o que comem, realizaram pesquisas sobre os nutrientes da sua alimentação. Os resultados foram um pouco assustadores. No entanto os hábitos que já têm são muito difíceis de alterar e a idade dos nossos alunos também não é muito fácil, pois apesar de saberem que se alimentam mal, não alteram comportamentos.
O painel dos alimentos demonstra o resultado deste trabalho, cujo principal objetivo é alertar para a má alimentação que os nossos alunos fazem.
Os cursos de Geriatria e Restauração realizaram as pesquisas e estudos que culminaram na tabela anexa.

Características do painel:
O painel tem 1 m de comprimento por 1,40 m de altura.
O material utilizado foi impressão digital colado em k-line.
O painel está afixado junto ao bar/refeitório da escola.

Anexos:

Registo fotográfico: