Trabalhos 2017-18

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde


Atividade:  E - eco-cozinheiros (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
Como já dito nas Eco-Ementas, as turmas, do primeiro ano, dos cursos de Geriatria e Cozinha, abraçaram o desafio das ementas escolares com bastante empenho.
Inicialmente a turma de Geriatria, com o auxílio de várias docentes da área da saúde, analisaram as várias propostas de ementas sugeridas pelos alunos. Após algum estudo nutricional, e com a enorme vontade de ser diferente e atual, decidiram escolher uma ementa vegetariana, sempre com a preocupação para que não surgissem défices nutricionais.
Com a nova legislação, as cantinas e refeitórios públicos estão obrigados a oferecer todos os dias uma opção de comida vegetariana, e essa foi a motivação para os alunos, novos produtos, novas técnicas, novos sabores.
Os alunos pesquisaram os benefícios dos vários produtos, nomeadamente do miso, da batata doce e da fruta, e dos sumos detox, tão na moda.
Numa segunda fase, a turma do curso de Cozinha, elaborou em parceria a ementa vegetariana. Após elaborada a ementa, foram retificados alguns temperos e ajustados algumas quantidades.
A fase seguinte foi por em prática a receita e elaborar as tabelas nutricionais e determinar os desperdícios.
Na cozinha todos os alimentos foram pesados e determinado o desperdício.
Relativamente à sustentabilidade ambiental da ementa, os alunos optaram por usar uma maior quantidade de legumes e frutas frescas e da época, em detrimento da carne e do peixe, que possuem uma pegada ecológica muito maior.
A ementa vai ser confecionada num almoço pedagógico, no qual alguns dos alunos poderam apreciar novos sabores, produtos, combinações e texturas, assim como desmitificar as ementas vegetarianas.
A ementa foi ainda tema de aula para todos os alunos dos cursos de Restauração e da área de saúde.
Podemos concluir que não é muito fácil a introdução de alguns produtos, como também não é muito aceite a ausência das proteínas carne e peixe numa refeição completa.
O principal objetivo desta ementa foi desafiar alunos, funcionários e professores para novas opções de alimentação mais saudável e sustentável.

Vídeo: entrada:

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Vídeo: prato principal:

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Vídeo: sobremesa:

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