Trabalhos 2017-18

Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida


Atividade:  D - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Seleção da época:  primavera/verão

Ementa:
EMENTA PRIMAVERA/ VERÃO
Sopa de espinafres
Ingredientes:
 50 gramas de abóbora
 2 batatas
 1 cebola
 100 gramas de espinafres
 2 cenouras
 1 colher de sal
 azeite
 Coentros
Modo de preparação:
Descasque as cenouras, a cebola, e as batatas. Numa panela coloque a abóbora, as batatas, as cenouras e as cebolas cortadas às rodelas. Adicione água de maneira a cobrir todos os ingredientes e ponha ao lume.
Deixe cozer durante 20 minutos e triture com a varinha mágica. Coloque novamente ao lume, quando começar a ferver introduza as folhas dos espinafres cortadas ao meio e uma colher de sal.
Deixe cozer durante 5 minutos e por fim coloque o azeite.
Prato principal:
Peito de frango grelhado acompanhado com arroz de legumes.
Ingredientes
 500 gramas de peito de frango
 2 dentes de alho
 1 limão
 1 ramo de salsa
 1 ramo de coentros
 200 gramas de arroz
 50 gramas de ervilhas
 1 cenoura
 50 gramas de feijão verde
 Azeite
 1 cebola
 sal
Modo de preparação
Coloque num recipiente o peito de frango.
Adicione sumo de limão, alho picado, sal e salsa. Aguarde cerca de dez minutos.
Coloque duas gotas de azeite no grelhador e de seguida os bifes. Vá virando os bifes várias vezes para não se queimarem.
Num tacho coloque a cebola picada, o alho e duas colheres de sopa de azeite. Deixe refugar cerca de 3 minutos. Seguidamente adicione as ervilhas, a cenoura, o feijão verde cortado e uma tigela de arroz. Deixe refugar durante 5 minutos. Acrescente duas tigelas de água. Deixe ferver durante dez minutos.
Salada colorida
Ingredientes
 1 beterraba
 1 alface
 1 Tomate
 1 cenoura
 1dl de azeite
 1 limão
Modo de preparação
Corte os legumes e coloque-os numa taça. Tempere com azeite e com sumo de limão.
Sobremesa: fruta da época
Ingredientes
 Morangos
 Pêssegos
 Uvas
 Alperces
 Maçã
Modo de preparação
Corte a fruta e coloque-a num prato de sobremesa. Enfeite com folhas de stévia e de hortelã
Bebida:
Sumo natural de laranja
Ingredientes
 6 laranjas
 Um ramo de hortelã
Modo de preparação
Corte as laranjas ao meio. Esprema o sumo das laranjas com a ajuda de um espremedor. Coloque o sumo num copo e enfeite com uma rodela de laranja e uma folha de hortelã.
Trabalho realizado pelas alunas da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida:
Margarida Sofia dos Santos Amorim Silva, 6ºA, nº8
Matilde Amaral Santos, 6ºA, nº11

Memória descritiva:
Os alunos elaboraram uma ementa completa para um almoço saudável com sopa, prato principal, salada, sobremesa e bebida.
A ementa foi elaborada tendo em conta os princípios da Roda dos Alimentos e da Pirâmide da Dieta Mediterrânica. Contém os nutrientes necessários para uma alimentação completa, variada e equilibrada, nomeadamente: proteínas, vitaminas, sais minerais, hidratos de carbono, fibras, lípidos e água.
Os alunos envolveram-se com muito interesse e empenho na realização das atividades propostas. Começaram por fazer um trabalho de pesquisa sobre as frutas e vegetais das diferentes épocas (verão, primavera, outono e inverno). Os grupos formados por dois alunos, elaboraram ementas saudáveis para duas refeições completas de almoço, tendo pedido também a colaboração dos pais. Cada grupo apresentou à turma o seu trabalho.

Registo fotográfico:

Informação extra: