Trabalhos 2017-18

Escola EB1/PE do Porto Santo


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
A atividade teve início com a construção de uma Roda de Alimentos pelos alunos do Ensino Especial, da turma do 4º ano, utilizando material de desperdício (revistas, folhetos e cartão). Incluindo já toda a turma do 4º ano, posteriormente foi convidada uma enfermeira do Centro de Saúde do Porto Santo para a realização de uma palestra sobre a Alimentação Saudável. Esta atividade foi muito prática. Os alunos tiveram a oportunidade de se pesarem, medirem e calcularem o Índice de Massa Corporal. Após a análise a algumas questões dos inquéritos (ver anexo) distribuídos aos alunos, partiu-se para a pesquisa de alguns ingredientes contidos em alimentos/bebidas, nomeadamente açúcar, sal e gordura. Após várias aulas práticas (leitura de rótulos, cálculos da quantidade/medição de açúcar, sal e gorduras), os alunos selecionaram os alimentos para a conceção do painel. Procedeu-se ao cálculo do total da substância/porção dos alimentos e/ou bebidas e obteve-se o seguinte resultado:
Açúcar
- Leite achocolatado (200ml) - 20,6g;
- Iogurte líquido (170ml) - 18,1g;
- Leite simples (200ml) - 10,3g;
- Coca-cola (330ml) - 35g;
- Sumo Bongo (200ml) - 10,5g;
- Bolachas com pepitas (1 bolacha 8,4g) - 2,3g;
- Bolacha Maria (1 bolacha 6,15g) - 1,4g;
- Nestum mel (por porção 30g+160ml de leite) - 18g;
- Leite creme (1 porção de pudim pronto 107g) - 14g;
- Iogurte natural (125g copo) - 5,9g
Sal
- Puré de batata (por porção puré preparado 200g) - 0,8g
- Hamburgers (1 hamburger) - 0,3g
- Atum (embalagem 111g) - 1,44g
- Bolacha Cream Cracker (1 bolacha 5,6g) - 0,1g
- Batatas fritas (embalagem 140g) - 1,82g
- Presunto (2 fatias 42g) - 2,2g
- Alheira (1 alheira 200g) - 2,1g
Gordura
- Nuggets (6 nuggets 120g) - 3,6g
- Queijo ralado (1 colher de sopa 13g) - 2g
- Croissants (embalagem 8og) - 8,2g
- Lasanha (embalagem 400g) - 15,7g
De seguida, passou-se à elaboração do Painel dos Alimentos. Este foi reutilizado aproveitando algumas partes de outro (Painel do açúcar nas bebidas) que há dois anos tinha sido submetido a concurso. Fez-se a divisão do painel em três partes (açúcar, sal e gordura) com três cores diferentes e elaborou-se cada uma das partes. Para a representação gráfica do açúcar usaram-se saquinhos transparentes onde as crianças colocaram a quantidade da substância para cada alimento e/ou bebida, para o sal recorreu-se às colheres coloridas (verde, amarelo e vermelho) e para gordura utilizou-se a plasticina amarela. Para uma melhor elucidação, o registo das quantidades respeitou o código de leitura de rótulos (bebidas e alimentos) e utilizaram-se as colheres de acordo com o seu teor alto/elevado, médio e baixo (ver anexo).

Características do painel:
Dimensões: dois metros quadrados
Material utilizado: embalagens de alimentos e bebidas, açúcar, plasticina amarela, saquinhos transparentes, colheres de plástico, tintas, pincéis, cola, tesoura, cartão, balança, revistas/panfletos, marcadores.
Local onde está afixado: O painel está afixado na cantina, num local bem visível para todos. Qualquer pessoa que esteja na porta de entrada ou portas (todas são envidraçadas) consegue ter uma visão perfeita do mesmo.

Anexos:

Registo fotográfico: