Trabalhos 2017-18

Escola Secundária c/ 3.º Ciclo de Rio Tinto


Atividade:  E - eco-cozinheiros (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
Na turma de TAS (11º ano) fez-se o seguinte trabalho:
• Pesquisa, na internet e em manuais escolares, de definições dos conceitos de “sustentabilidade ambiental, de “alimentação saudável” e de “biodiversidade”;
• Pesquisa de tabelas para cálculo de valor energético de alimento;
• Exercícios com essas tabelas para uma melhor agilização das mesmas;
• Recolha de informação/ sensibilização sobre princípios para uma Alimentação Saudável e Sustentável;
• Criação de um grupo de trabalho para interagir com os alunos das turmas de TT.
• Mini-conferência, junto dos alunos de TT, promovida por este grupo de trabalho sobre os conceitos a implementar na confeção quer da ementa, quer da receita.
Nas turmas de TT (10º e 11º anos) fez-se o seguinte trabalho:
Considerando que os alunos de TT poderão exercer funções em Restauração e Hotelaria, reservamos para eles as seguintes tarefas:
• Seleção e compra de produtos a utilizar, tendo em conta o resultado das sondagens junto da comunidade, do brainstorming, e o custo considerando que era necessário uma boa relação preço/qualidade.
• Criação de uma ementa, nas duas turmas de TT, em que se privilegiasse a criatividade e a inovação, combinando alimentos saudáveis mas agradáveis ao gosto do público jovem.
• Criação de um grupo de trabalho constituído por alunos das duas turmas para a preparação/confeção das receitas.
• Confeção da receita da sobremesa por quatro alunos de 11º ano no único espaço disponível na altura, uma pequena sala contígua à Sala de DT.
• Confeção das restantes receitas na cozinha da escola, depois de servidos os almoços diários, por um grupo de alunos das duas turmas de TT.
• Durante a confeção destas receitas, a nenhum aluno foi atribuída uma função específica, obrigando-se, assim, o grupo a interagir de forma a rentabilizar o tempo de que se dispunha.
• Como se disse na conclusão, enquanto uns descascavam a abóbora, a courgette, a cebola e faziam flores com morangos, outros aguardavam que a água fervesse para fazer o creme de entrada e para cozer os legumes e o arroz para o prato principal, outros terminavam a entrada e concluíam o prato principal e outros ainda confecionavam a bebida e faziam a decoração da sobremesa.
• No final, todos partilharam o empratamento e a mise-en-place no refeitório da escola e fizeram em conjunto a degustação dos pratos confecionados.

Vídeo: sobremesa:

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