Trabalhos 2017-18

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação


Atividade:  D - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Seleção da época:  primavera/verão

Ementa:
ENTRADA:
Salada fria de bacalhau com grão de bico (molho pimentos vermelhos grelhados, pevides torradas)
PRATO PRINCIPAL:
Filete de cavala grelhado em cama de grelos com batata doce assada.
BEBIDA:
Limonada aromatizada com Hortelã
SOBREMESA:
Gelatina de tutti frutti com pedaços de fruta;

Memória descritiva:
Esta ementa foi concebida para ser processada em contexto de Cantina Escolar, tem por base alimento da região, por isso, com todas as suas propriedades inalteradas e também mais acessível a reduzidos preços.
A sua composição tem por base alimentos de origem vegetal e foi tida em consideração a sua cor. Selecionamos ingredientes vegetais de várias cores, para ter acesso a todas as propriedades curativas das suas enzimas e fito-hormonas, proteínas com princípios ativos curativos. Outro aspecto importante foi a forma de processamento para manter essas propriedades. Além disso, tivemos em conta o teor em fibras importantes, pois ajudam na forma como o nosso organismo absorve os nutrientes.
Como proteína animal usamos cavala, por ser um peixe pescado na nossa região, por isso, de transporte rápido desde a apanha até ao seu processamento para confeção, chegando ao consumidor com as suas propriedades inalteradas. Além disso, é de fácil preparação em filetes pois não se desfaz com facilidade.
Tivemos, ainda, em consideração a escolha de alimentos de origem biológica evitando a ingestão de pesticidas ou fertilizantes químicos.
A ementa foi elaborada por alunos do 11ºC do curso Profissional Técnico de Restauração, variante cozinha.
Nesta ementa contámos com o contributo de produtos biológicos provenientes da Horta-Bio, assim como peixe fornecido por encarregados de educação que são pescadores.

Registo fotográfico:

Informação extra: