Trabalhos 2017-18

Escola EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
O projeto de intervenção, específico à separação de resíduos na Cantina, pressupôs uma solução com vista a minimizar a quantidade de resíduos, passíveis de serem reciclados, que tinham como destino final o aterro sanitário, sem a sua devida triagem.
O mesmo teve início no segundo período (meados), com 49 alunos, e a prática pedagógica desenvolvida permitiu dar visibilidade à necessidade de separação de resíduos e ao próprio projeto.
Numa fase posterior, as brigadas verdes foram ainda reforçadas com o envolvimento de uma turma do 1.º ano de escolaridade (19 alunos).
Num primeiro momento, a avaliação que se faz é mediana, pois através da partilha de informação, verificava-se que se cumpria a ação de recolha seletiva, todavia, se não fossem colocados no ecoponto correto, acabavam misturados com o lixo comum, isto por parte das funcionárias afetas à empresa de prestação do serviço de alimentação.
Após reflexão, envolveu-se um funcionário da escola, para orientar a ação, dando finalização correta aos resíduos recolhidos.
Com vista a dar-se cumprimento a um segundo grupo, atendendo que ao espaço, há a diferenciação de tempos de almoço, reforçou-se a iniciativa, sendo de salutar a envolvência dos alunos e o modo de operacionalização do projeto com intervenção, neste grupo, do professor coordenador do programa Eco-Escolas.
Um aspeto que dever-se-á particularizar é o facto de as auxiliares da escola já estarem a orientar cada grupo de crianças, que lhes é destinado nesta hora, para a recolha dos resíduos e por se verificar alguma mudança de mentalidade dos alunos (alguns já procuravam a brigada verde para entregarem algo).
Há ainda um trabalho a desenvolver com a empresa responsável pelo serviço de alimentação, nomeadamente, erradicar a solução de serem distribuídos copos plásticos aos alunos. Há que mencionar que tem sido efetuado um trabalho com a mesma. Inicialmente, em anos anteriores, repensaram a distribuição de água (era servida em garrafas individuais), isto por proposta de solução nossa. Neste ano, introduziram individuais de plásticos, reutilizáveis, substituindo-se as toalhas de papel individuais, segundo os padrões de qualidade ambiental que a empresa quer atingir.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Como se referiu, envolveu-se na ação 68 alunos, em diferentes horários e integração diferenciada (um grupo no 2.º período e o segundo no 3.º período letivo), sendo, diariamente, afetos aos trabalhos dois alunos por grupo.
A adesão dos alunos à prática formulada, resultou numa clara moção de satisfação por parte da comunidade educativa (pessoal docente, não docente e alunos), pela qualidade da atividade, devendo-se considerar que os níveis de evolução observados foram evolutivos ao longo do tempo.
Os alunos afetos ao serviço do dia eram designados em painel, sendo a um dos grupos visível na área suja e, ao segundo grupo, visível na sala de aula, tendo-se aferido os grupos por escolha aleatória.

Divulgação à comunidade educativa:
Os alunos que cumpriam a ação vestiam colete refletor, pelo que, eram visivelmente identificados pelos alunos que beneficiam do refeitório.
Ademais, os encarregados de educação foram informados da iniciativa, sendo de salutar a sua anuência, relativamente à ação preconizada.

Anexos: