Trabalhos 2017-18

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa


Atividade:  D - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Seleção da época:  primavera/verão

Ementa:
entrada: sopa de alho francês
Prato principal: Bife de peru com arroz de cenoura e salada
Sobremesa: Pera rocha
Bebida: água

Memória descritiva:
Enquanto ensino superior, leccionando na área da saúde e também do ambiente, considerámos a nossa participação no presente desafio, como uma oportunidade de ganhar novas competências e pôr em prática as já adquiridas.
Eco-Ementas – do projeto Alimentação Saudável e Sustentável 2017/2018.
Foram 4 alunas do 3.º ano do curso superior de Saúde Ambiental quem dinamizaram esta actividade. Tivemos em especial atenção à questão da sustentabilidade – mínimo desperdício possível – na execução desta ementa, e por essa razão envolveu-se parte da comunidade do curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – ESTeSL.
Com objetivo de criar uma ementa que fosse tanto sustentável como saudável, beneficiámos também da colaboração de uma licenciada em Diatética e Nutrição da ESTeSL.
Os alimentos foram adquiridos localmente, optou-se por produtos frescos biológicos, na sua maioria não embalados e não processados, optaram-se por alimentos rios em fibras, pobres em hidratos de carbono e açucares artificiais.
Pela proximidade foram comprados sem recurso a uso de transportes, foram confeccionados nas instalações da escola e consumidos pelas alunas a uma das refeições principais.
Realizou-se assim uma ementa completa para 4 pessoas, com alimentos da época de Primavera/ Verão, composta por: entrada, prato principal, sobremesa e bebida
Valor Energético da Refeição Completa:
Total da refeição 1829,2 Kcal
Total da refeição por pessoa 457,3 Kcal

Registo fotográfico:

Informação extra: