Trabalhos 2017-18

Centro Social Paroquial de São João das Lampas


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Foi elaborado um inquérito a 200 alunos do 1º ciclo para determinar que alimentos eram mais consumidos pelos mesmos.
Feita a análise dos resultados, foram selecionados os alimentos consumidos pelos alunos que apresentavam mais quantidade de açúcar a fim de se criar um painel com as diferenças entre alguns tipos de alimentos, como por exemplo bolachas e cereais, refrigerantes com gás e sem gás, e os lacticínios, iogurte e leite.
Foram analisados os rótulos nutricionais e calculados os valores de açúcar contidos nos alimentos e bebidas e posteriormente foi pesada a quantidade de açúcar dos mesmos numa balança e colocada em saquinhos.
Mais tarde, foram coladas as embalagens e bebidas no painel com a respetiva quantidade de açúcar por baixo.
Os alunos investigaram sobre os efeitos negativos do consumo excessivo de açúcar para a saúde e colocaram informações no painel referente a doenças, conselhos e valor recomendável de açúcar por dia.

Características do painel:
O nosso painel foi realizado pelos alunos do 1ºciclo, 3º e 4º anos. Foi feito em cartolina, tamanho A2 com as dimensões 42cm x59,4cm.
Os materiais utilizados foram: cartolina A2, cola líquida, embalagens dos produtos alimentares, pacotes de bebidas que os alunos consumiram ao lanche e trouxeram de casa, cartão, marcador preto, lápis de cor, açúcar, saquinhos papel para imprimir as informações que constam no painel.
O painel foi afixado no refeitório dos alunos, porque consideramos o local ideal para o painel ser visto e consultado pelos alunos.
Colocámos também informação acerca da quantidade de açúcar recomendada por dia pela OMS, as doenças do consumo excessivo de açúcar e conselhos para a redução do açúçar da alimentação. Os alunos realizaram também um desenho no canto inferior direito, um estômago a chorar pelo consumo em excesso de alimentos com açúcar.
O titulo escolhido foi "Açúcar, o mais doce veneno" porque achamos ser um título que fosse apelativo para os alunos se aproximarem e lerem a informação do painel.

Anexos:

Registo fotográfico: