Trabalhos 2017-18

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
O painel do alimentos foi elaborado por duas turmas do nono ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, uma vez que o tema da Alimentação Saudável faz parte do currículo da referida disciplina.
Os alimentos selecionados para constar no painel foram escolhidos por representarem alguns dos alimentos que, infelizmente, são consumidos por grande parte dos alunos/jovens. O objetivo foi alertá-los, e a toda a comunidade escolar, acerca da elevada quantidade de açúcar e de gordura contida nos referidos alimentos. A seleção dos mesmos decorreu num debate em contexto de turma, com o intuito de sinalizar os alimentos pouco saudáveis que consumiam com alguma regularidade, tendo sido selecionados os seguintes: Bolachas Digestivas e Oreo, Gomas, Hambúrguer e Batata Frita do McDonald´s, Batata frita Lay´s, Magnum, Coca Cola, Ice Tea, Chocolates, Cereais Chocapic e Leite achocalatado e Chipicao. Também foi decidido, em turma, utilizar açúcar e manteiga, em vez de representações dos mesmos, de modo a permitir que o objetivo/mensagem do painel fosse mais eficaz.
Para a representação dos alimentos foram utilizadas, quando possível, as embalagens dos próprios, os rótulos e imagens. Todo este material foi recolhido pelos alunos. A quantidade representada em cada alimento varia de acordo com o que é consumido em média, como por exemplo: 1 lata de coca cola, 1 chipicao, 1 pacote de batatas fritas, uma saqueta com 4 bolachas oreo.
Para o cálculo do açúcar e da gordura existente nos referidos alimentos, os alunos recorreram à informação nutricional apresentada em cada embalagem, à exceção dos alimentos do McDonald´s, para os quais foi necessário consultar o site da própria marca.
Depois de aferidas as quantidades corretas de açúcar e de gordura presentes em todos os alimentos, os alunos procederam à sua pesagem e respetiva colocação em saquetas transparentes.

Características do painel:
O “painel” foi afixado no bar dos alunos, em local de grande destaque, com o título “Os açúcares e as gorduras que comes!”. É composto por quatro partes, duas referentes aos alimentos com gordura, e as restantes referentes aos alimentos com açúcares.
Para a sua execução foram utilizados, como referido anteriormente, embalagens dos próprios alimentos, açúcar, manteiga, saquetas de plástico, cola líquida e quente, cartolinas, marcadores, lápis de cor e placas de madeira reutilizadas.
No seu todo o “painel” apresenta as seguintes dimensões: comprimento - 187 cm; altura – 79 cm, sendo que cada uma das quatro partes mede 62 cm comprimento e 36 cm de altura.

Registo fotográfico: