Trabalhos 2017-18

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil


Atividade:  C - "A história de um alimento Bio" (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do43ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolve, ao longo do ano letivo, o tema «Alimentação saudável e sustentável» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente a questão da agricultura biológica.
Previamente, foram realizadas algumas sessões sobre a temática da alimentação, em colaboração com algumas entidades parceiras neste projeto, nomeadamente:
• o Centro de Saúde de Arganil e a equipa da saúde escolar com a Enfª Cristina Baeta e a Drª Paula Ângelo (nutricionista)
• o engº alimentar do Município de Arganil e responsável pelos refeitórios escolares, António Martins.
2. COMO FORAM ENVOLVIDOS OS ALUNOS
O tema «Alimentação saudável e sustentável» foi abordado ao longo do ano quer com os alunos, quer com os pais em reuniões específicas realizadas para o efeito (na abertura do ano letivo, no final do 1º período e final do 2º período).
Questões como a constituição dos lanches ou os hábitos alimentares foram abordados no sentido de uma maior sensibilização para a escolha dos alimentos.
Na sala de aula, foram realizadas palestras sobre os alimentos, a utilização de substâncias nocivas à nossa saúde e as repercussões dessa ingestão contínua e continuada. Realizaram-se diversas atividades, destacando-se:
• Recolha de informações junto da família a que chamámos «Conversa à mesa» onde cada aluno registou no seu caderno aquilo que os pais conheciam sobre o assunto.
• Pesquisas na internet sobre alimentação e os produtos adicionados aos alimentos durante a fase de crescimento.
• Pesquisa na internet sobre agricultura biológica.
• Palestra com um elemento da comunidade que pratica a agricultura biológica e visita à sua horta.
• Debate sobre as consequências para a saúde de alimentos com substâncias aditivadas – Enfª Cristina Baeta e Drª Paula Ângelo.
• O consumo de sal e açúcar e os malefícios para a saúde
• A obesidade
Depois da primeira ação, uma grande maioria de pais e encarregados de educação dos 147 alunos da escola, aderiram ao fornecimento de lanches da manhã e da tarde por parte da escola/autarquia – 102 alunos, representando cerca de 69%.
No refeitório da escola, dirigido por um Engº alimental, foi seguido um processo rigoroso de elaboração de ementas saudáveis com recurso a alimentos mais saudáveis, evitando-se o consumo de gorduras, fritos e sal em excesso.
Implementou-se a obrigatoriedade do consumo de sopa e de fruta.
3. SELEÇÃO DO ALIMENTO
A elaboração da história recaiu sobre o morango pois as pesquisas realizadas levaram-nos a concluir que é o alimento mais «sujo» e contaminado. Segundo o sítio observador.pt, “os morangos são os “vencedores” da lista de comidas “mais sujas” de 2018. Segundo o Environmental Working Group — organização norte-americana sem fins lucrativos – este fruto foi o que mais evidenciou a presença de substâncias químicas e pesticidas”.
“As crianças são as mais vulneráveis aos malefícios destes químicos, isto porque ainda não têm as suas defesas tão desenvolvidas como os adultos.
A pesquisa “sugere que pesticidas podem dar origem a complicações de saúde crónicas em crianças, incluindo problemas de neurodesenvolvimento ou de comportamento, defeitos de nascença, asma ou cancro,” explicam os autores do relatório de 2012 da American Academy of Pediatricians, que são citados pelos organizadores do estudo.”
Ora, sendo esta uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelas crianças e também pelos alunos da turma, a escolha para personagem principal da nossa história recaiu nele.
4. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se, de seguida, à recolha de toda a informação disponível relativamente ao processo de crescimento do morango «sujo» e o do morango «biológico».
Um cresce à base de substâncias químicas, de adubos e fertilizantes, o outro cresce naturalmente num ambiente sem aditivos nem substâncias químicas que acelerem o seu crescimento.
Um é prejudicial à saúde, o outro é saboroso e faz bem.
5. PROCESSO CRIATIVO DA HISTÓRIA
Os alunos foram divididos em grupos e cada um apresentou a estrutura da história que pretendia elaborar de acordo com as condições apresentadas no sítio do projeto.
Depois de analisados, foi selecionado o projeto de um grupo, tendo-lhe cabido a sua elaboração. O título é «O morango que queria ser grande».
Após a sua conclusão, o texto foi alvo de melhorias num processo de criação coletiva, tendo sido lido, apreciado e comentado por toda a turma.
Passou-se à elaboração do texto e criação do livro. E as ilustrações?
Os alunos mais habilidosos ofereceram-se como voluntários. Agora é só digitalizá-las e a nossa história está pronta para ser impressa e oferecida a cada uma das turmas da escola.
Sim! Porque queremos partilhar esta temática com todos porque, nós, já aprendemos bastante com este trabalho.
Agora vamos enviar-vos a nossa história.
Esperamos que gostem! Até para o ano e, já sabem, prefiram alimentos biológicos.
Para vosso bem e para bem da vossa saúde!

Anexo: