Trabalhos 2017-18

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Os monitores atribuíam um smille na caderneta do concurso sempre que um aluno provasse ter ingerido a sopa, fruta e o prato com pouco ou nenhum desperdício. Pretendia-se que o aluno apenas solicitasse aquilo que sabia que iria ingerir e praticasse uma alimentação saudável (pelo menos sopa e fruta). A atividade foi muito bem recebida pelos alunos que almoçavam na cantina, pois cerca de 100 alunos manifestaram interesse em participar (receberam cadernetas). Foi considerável a redução do desperdício alimentar no primeiro mês após o início do concurso (Dia da alimentação). Contudo, o esquecimento das cadernetas, a necessidade de serem persistentes, não haver a definição de um prémio aliciante, o tempo definido do concurso (prémios atribuídos no final de cada período) fez reduzir o entusiasmo. Apenas 30 alunos entregaram cadernetas para efeitos de concurso no final do 1º período. Catorze alunos foram premiados. As refeições não consumidas são doadas à instituição de solidariedade de Stº Adrião que estabeleceu um protocolo com a nossa escola.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos do 7º1 e 7º2 foram envolvidos na elaboração do regulamento, das cadernetas e da escolha do nome do mesmo durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento (como mostra o documento em anexo e foto). Através da lista de monitores é possível verificar que os monitores foram alunos do 5º ao 8ºano de escolaridade. Os 18 alunos estiveram a operacionalizar o concurso ao longo de cada semana. Estes "monitores da cantina" também receberam um prémio.
Todos os intervenientes reconheceram a importância da atividade e revelaram interesse na sua continuidade, mas noutros moldes (prémios atribuídos mensalmente). Para tal, ter-se-á que conseguir apoios externos à escola, de modo a incentivar a participação continuada, ao longo no tempo, de modo a garantir uma verdadeira mudança de hábitos. Por este motivo, o concurso só foi implementado no 1º período. As funcionárias da cantina (especialmente as responsáveis pela receção dos tabuleiros) também tiveram um papel importante tendo deixado que os monitores estivessem nesse espaço evitando situações de abuso (pressão ou tentativa de fraude na atribuição dos carimbos)

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação foi realizada através de cartazes, pelo blogue e facebook do projeto Eco-Escola da nossa escola.

Anexos: