Trabalhos 2017-18

Escola Profissional Infante D. Henrique


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Processo:
A elaboração do "painel dos alimentos" pelos alunos do primeiro ano dos cursos de Técnicos de restauração - Variante cozinha / Pastelaria e Restaurante / Bar teve como ponto de partida um trabalho paralela coordenado pelas professoras de Tecnologia alimentar, no âmbito do Módulo "Nutrição e Dietética".
Ao longo de uma semana, os discentes foram desafiados a registarem os lanches da manhã - em tabela própria-, assim como a procederem à recolha das embalagens dos mesmos (caso existissem).
Os dados obtidos foram analisados em aula com os alunos. De salientar que dos 63 alunos das quatro turmas, 43 não consumiram nenhum alimento no lanche da manhã em pelo menos um dos dias do estudo. Importa ainda ressaltar que dos 314 lanhes da manhã analisados, apenas 27 podem ser considerados completos e equilibrados.
é importante que se note que as embalagens utilizadas para a elaboração do painel provêm da iniciativa anteriormente explicitada.
Cada uma das turmas estudou um perigo alimentar. a saber:
1º TRCP-A: gorduras
1º TRCP-B: aditivos alimentares
1º TRRB-A: açúcar
1º TRRB-B: sal

Características do painel:
O Painel é composto por quatro cartolinas que foram afixadas à entrada do pavilhão principal da Escola, para boa visibilidade de toda a comunidade educativa.
Para além das cartolinas foram utilizadas as embalagens recolhidas pelos alunos provenientes dos produtos por si consumidos, conforme referido anteriormente.

Registo fotográfico: