Trabalhos 2017-18

Colégio D. Duarte


Atividade:  D - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Seleção da época:  primavera/verão

Ementa:
EMENTA DE PRIMAVERA/VERÃO
Bebida: Sumo de laranja
Entrada: Creme de legumes
Prato Principal: Salada com bifes de peru grelhado
Sobremesa: Fatia de melancia

Memória descritiva:
A ementa enviada constitui, mais uma vez, o resultado do trabalho dos alunos do 9º ano do Colégio D. Duarte no âmbito do tema da alimentação. Após a abordagem curricular, destinamos algumas aulas à pesquisa de informação sobre a alimentação saudável, nomeadamente como procurar informação sobre valores nutricionais,alimentação saudável e sustentabilidade alimentar. O resultado desta pesquisa permitiu verificar a aquisição e interiorização destes conceitos, a partir da aplicação do Quiz do site do eco-escolas, associados à alimentação saudável, e à sensibilização da comunidade para a mesma.
O desenvolvimento da eco-ementa foi realizado, à semelhança dos anos transatos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do Colégio D. Duarte. Começamos esta elaboração em aula, aquando da abordagem da temática “Organismo Humano em ação” , associado ao sub-tema “Alimentação Saudável no Equilíbrio do Organismo Humano”. Neste contexto, foi salientado aos alunos a importância de uma alimentação, saudável, sustentável e nutricionalmente equilibrada, com o auxílio de suportes relacionados com esta temática. Abordamos também, e com a visualização de vários documentos, entre os quais os fornecidos pelo Eco-eEscolas, a importância dos métodos de produção dos diferentes alimentos bem como o método de cálculo do valor nutricional de cada elemento que pode compor uma ementa. Após terem sido abordados estes conteúdos, foi proposto aos alunos que, em casa, em colaboração com os Encarregados de Educação e outros familiares elaborassem uma ementa segundo os critérios apresentados pelo projeto “Eco-ementas”. Por conseguinte, incentivamos o envolvimento concreto das famílias neste mesmo projeto. Após esta elaboração, em grupo e na sala de aula analisamos e debatemos as diferentes ementas. Esta análise, teve por base os critérios anteriormente abordados permitindo aos alunos verificarem a diversidade de ingredientes que podem ser usados bem como muitos erros que, por vezes são cometidos na elaboração de ementas. Depois, procedeu-se à seleção da eco-ementa que melhor cumpria os critério exigidos no concurso, e que cumprissem melhor os conceitos de uma alimentação saudável e sustentável.
Desta forma, a nossa eco-ementa foi elaborada pelos alunos, em colaboração com os familiares, mas também do esforço conjunto do grupo turma.
É de salientar que, neste ementa foi tido em conta o valor/equilíbrio nutricional e económico da mesma. Os valores de referência para cada prato/ ementa estão assinalados no decorrer da listagem. Os alunos tiveram ainda como objetivo estimular a utilização de alimentos saudáveis, de baixo valor económico e de rápida produção para desta forma não colocar em causa a sustentabilidade das espécies utilizadas. A maioria dos produtos utilizados são produtos de época o que diminui o processamento dos ingredientes utilizados e tivemos a preocupação de selecionar só produtos portugueses. É também de salientar que alguns deles são obtidos da nossa horta pedagógica, que continuamos a colaborar com o CEA da Quinta do Covelo. Em termos energéticos foi tido em conta que, ao longo da confeção é possível substituir a maioria dos componentes elétricos por trabalho manual e o calor poderia ter origem na Biomassa (fonte renovável) recorrendo a fornos e fogões a lenha. Por último é de referir que docente, alunos, Encarregados de Educação e familiares foram envolvidos neste projeto.

Registo fotográfico:

Informação extra: