Trabalhos 2017-18

Colégio D. Duarte


Atividade:  E - eco-cozinheiros (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Memória descritiva:
Tal como referido aquando da submissão da eco-ementa, que serviu de base este trabalho, a ementa resultou do trabalho dos alunos do 9º ano do Colégio D. Duarte no âmbito do tema da alimentação.
Após a abordagem curricular, destinamos algumas aulas à pesquisa de informação sobre a alimentação saudável, nomeadamente informação sobre valores nutricionais, alimentação saudável e sustentabilidade alimentar.
A execução dos vídeos teve a participação dos alunos, selecionados no grupo turma, e a colaboração do Chef do Colégio, Sandro Milheiro.
Na sua elaboração tivemos todos os cuidados mencionados na elaboração da eco-ementa, acrescidos da orientação do chef, que em muito contribuiu para que os nossos alunos compreendessem melhor a importância de um bom tratamento dos produtos, assim como de uma boa confeção dos mesmos.
É ainda de salientar, que nesta confeção, foi tido em conta o valor/equilíbrio nutricional e económico da refeição. Em toda a preparação, tivemos como principal objetivo estimular a utilização de alimentos saudáveis, de baixo valor económico e de rápida produção para, desta forma, não colocar em causa a sustentabilidade das espécies utilizadas.
A maioria dos produtos utilizados são produtos de época o que diminui o processamento dos ingredientes utilizados e tivemos a preocupação de selecionar só produtos portugueses.
Não podemos também esquecer que alguns deles são obtidos partir da nossa horta pedagógica, desenvolvida em colaboração com o CEA da Quinta do Covelo.
Em termos energéticos foi tido em conta que, ao longo da confeção é possível substituir a maioria dos componentes elétricos por trabalho manual evitando alterar, ao máximo, as características naturais dos alimentos. Por último é de salientar o extremo empenho demonstrado pelos alunos, chef, Direção, professores e Encarregados de Educação.

Vídeo: entrada:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo: prato principal:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo: sobremesa:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.