Trabalhos 2017-18

Escola Profissional Vasconcellos Lebre


Atividade:  E - eco-cozinheiros (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
Somos 18 alunos que compõem a turma de Restauração Cozinha/Pastelaria do 2º ano (11ºano). Quando os nossos professores nos falaram desta atividade ficámos muito entusiasmados pois gostamos de aprender fazendo algo que todos gostamos muito, para além de termos espírito empreendedor e gostarmos de inovar e participar em concursos.
Após a proposta demos muitas ideias aos professores que, com o apoio incondicional deles, começamos a pôr em prática nas aulas de Serviços de Cozinha e Pastelaria e nas aulas de Gestão e Controlo. Quer na escola, que no nosso Restaurante pedagógico – a Prova dos Novos (que pertence à escola) as experiências foram muitas tendo como foco os objetivos propostos e a nossa imaginação e interesse numa alimentação saudável e sustentável. Envolvemo-nos entusiasticamente confeção de uma eco-ementa apostando nos produtos da nossa região que é a Bairrada. A nossa ementa contribui para a sustentabilidade ambiental por vários motivos, como o facto de usarmos produtos frescos garantindo ainda que esta seja saudável e nutritiva, sendo bastante económica.
Foi uma alegria confecionarmos o famoso pão da Mealhada, algo que já costumamos fazer na padaria da escola. Pensámos na chanfana por ser um prato muito comum no verão, nas festas da cidade e das aldeias ao redor e, como há sempre sobras, este foi um recurso encontrado para economizar, sendo que o forno que faz a chanfana, coze também o pão.
A nível nutricional a ementa é bastante rica e não acrescenta gordura ao organismo, e como é acompanhada pela infusão de ananás, feita com o aproveitamento das cascas, faz todo sentido uma excelente digestão.
Fizemos alguns vídeos dos vários momentos em que trabalhámos esta ementa e editámos os mesmos de acordo com as normas do concurso. Talvez eles não revelem o todo do que fizemos, mas sentimos que eles transmitem a nossa competência e a alma que colocámos em todo este trabalho que, desejamos muito, seja apreciado pelo nosso júri do programa eco-escolas.
Consideramos uma ementa perfeitamente exequível na nossa cantina, pois toda a comunidade demonstra interesse na mesma e são apreciadores das diferentes iguarias apresentadas.
Como ainda estamos na escola no próximo ano letivo (será o último ano) teríamos muito gosto que conhecessem o nosso restaurante pedagógico e a nossa prática de sustentabilidade ambiental, como eco-escola que nos orgulhamos ser.
Muito obrigada
Os alunos de RCP82

Vídeo: entrada:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo: prato principal:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo: sobremesa:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.