Trabalhos 2017-18

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A nossa brigada da cantina analisou o desperdício alimentar no almoço, nomeadamente a quantidade de sopa, comida e sobremesa que ficava nos tabuleiros, a higiene e saúde, quer dos alunos (lavagem das mãos) quer do espaço da cantina, antes e após as refeições, e a nossa brigada avaliou o ruído efetuado durante a refeição. Foi afixada na cantina uma tabela onde, diariamente a brigada fazia a avaliação destes parâmetros, de forma a esta ser visível por toda a comunidade escolar. Para além disso, a brigada promoveu e realizou algumas ações de sensibilização sobre as regras de higiene e sobre o ruído.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Todos os alunos foram envolvidos nesta tarefa, uma vez que a brigada não era fixa, e que semanalmente trocava-mos os seus elementos. Os alunos que almoçavam no colégio e que estavam destacados para a brigada, ficavam responsáveis por analisar e avaliar uma série de parâmetros, mas também por sensibilizar os alunos para a importância do respeito e cumprimento das regras da cantina. Uma vez que as brigadas eram rotativas e que eram realizados concursos entre as várias turmas, todos foram envolvidos, seja de uma forma direta ou indireta.

Divulgação à comunidade educativa:
Foi afixada na cantina uma tabela onde, diariamente, a brigada fazia a avaliação destes parâmetros, de forma a esta ser visível por toda a comunidade escolar. A brigada usava coletes refletores e era uma presença constante no refeitório e casas de banho. Para além disso, promoveu e realizou algumas ações de sensibilização sobre as regras de higiene e sobre o ruído, e promoveu um concurso entre turmas, de modo a ver quem era a turma mais cumpridora e respeitadora.

Anexos: