Trabalhos 2017-18

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Para selecionarmos os alimentos que deveriam constar no nosso “Painel dos Alimentos”, pedimos a cada um dos professores titulares para que durante uma semana observasse com mais atenção os lanches dos seus alunos, e que tomasse nota dos alimentos que fossem mais recorrentes nas suas turmas e que não fossem tão saudáveis. Esta lista foi entregue à nossa nutricionista e à nossa professora de Educação Física/Educação para a Saúde, para que estas analisassem e fizessem uma seleção de oito alimentos. Após esta seleção, os alunos, nas aulas de Oferta Complementar aprenderam a ler o essencial dos rótulos dos alimentos nomeadamente, a verificar as quantidades de gordura e de açúcar, e os vários nomes que estas podem ter. Com a ajuda da nutricionista verificaram e calcularam o valor aproximado de açúcar e de gordura que os alimentos para o painel possuem. O cálculo do açúcar e da gordura teve por base os rótulos presentes nos géneros alimentares, bem como a Tabela da Composição dos Alimentos (TCA) do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge. Depois de utilizarem uma balança para efetuar as medições necessárias procederam ao enchimento dos sacos com açúcar e dos frascos com gordura, para serem colocados no painel.
- Valores de açúcar e gordura: 1 pacote leite achocolatado (200 mL): 2,3 g de gordura e 18 g de açúcar; 1 bollycao (57 g): 9,1 g de gordura e 16,0 de açúcar; 1 pacote de bolachas oreo (11 g): 2,1 de gordura e 4,2 de açúcar; 1 pão de leite (35 g): 4,5 g de gordura e 2,4 g de açúcar; 1 pacote de safari fruit (200 mL): 0 g de gordura e 18,8 g de açúcar; 1 panqueca manhãzitos (35 g): 1,7 de gordura e 10,5 g de açúcar; 1 donut (50 g): 11 g de gordura e 9,5 g de açúcar; 1 pacote de ice tea (200 mL): 0,5 g de gordura e 9 g de açúcar.

Características do painel:
Este ano, de modo a ser diferente do ano anterior, optamos por não fazer um painel único, mas por fazer um painel composto por várias partes. Depois de afixado, o nosso painel mede 1,80m de comprimento e 0,80m de largura. Utilizamos cartolinas verdes (três tons diferentes) para fazer os círculos com 27 cm de diâmetro, onde os alimentos e respetiva avaliação de açúcar e gordura iriam ser afixados, e cartolina preta para fazer as letras. Optamos por utilizar embalagens e alimentos reais (que já se encontravam fora do prazo ou que foram “esquecidos” por alunos nos intervalos), de modo a que fosse mais apelativo. Para colocar o açúcar, utilizamos sacos com fecho zip de plástico e para colocar o óleo, compramos embalagens de plástico de colocar essências de cheiro. Todos estes elementos foram colados aos círculos com cola quente. As letras foram afixadas no painel de cortiça da eco-escolas, que se encontra na cantina do colégio, com bostik e para os círculos usamos pioneses. Todos estes elementos individuais formam o nosso “Painel dos Alimentos”.

Anexos:

Registo fotográfico: